Com que cor eu vou?
Colunista Mariomar Teixeira explica que as cores têm temperatura, fato que as pessoas mais sensíveis captam
Em decorrência do Feng Shui, tive que aprofundar os meus estudos sobre as cores e ministrei gratuitamente no Recife o curso de Cores no período de 2001 a 2006. Ainda ministro palestra sobre o tema quando sou convidada.
Recebi o seguinte questionamento: “No meu guarda-roupa, tenho três cores (branca, azul e bordeaux), tem sugestão de outras cores?”.
As cores têm temperatura (https://pt.wikipedia.org/wiki/Temperatura_de_cor), fato que as pessoas mais sensíveis captam. Existem estudos que comprovam a influência delas no ser vivo.
Resumo um pouco o que cada cor faz quando você usa. Há uma diferença quando colocada no seu corpo em decorrência da temperatura corporal humana, influenciando você e ao seu redor.
AS SUGESTÕES AQUI SÃO PARA ROUPAS. A cor para pintar ambiente exige mais cautela, pois ainda não conheço residências que sejam pintadas todo mês com cores diferentes.
Amarelo - quando você quer descobrir coisas erradas e deixar tudo muito claro sobre o que você quer. Se tiver algo a esconder, sugiro que evite. Excelente para transmitir conhecimento e diminuir dúvidas.
Rosa - quer ver reconhecido o seu trabalho e desenvolver atividades em equipe. Há uma leitura subentendida na existência da energia de amor, carinho e respeito.
Cinza – Quando a pessoa quer manter alguma situação distante dela, o uso da cor cinza é interessante. Porém nela está embutida energia de medo. Como dizer: “Estou tensa, com medo de algo. Fique longe de mim!”.
Branco - quer dar e receber sem nenhuma seleção ou objetividade.
Verde e bege – quando quiser ser neutra para avaliar uma situação com imparcialidade, além de aparentar humildade, use! Só que a cor verde é mais sensível e equilibradora; já a cor bege é mais objetiva.
Sempre sugiro verde para entrevista de emprego.
Laranja e os seus tons – é um gerador de energias positivas para quem usa e ao local em que a pessoa esteja. É difícil ficar triste com a cor laranja por perto.
Vermelho e os seus tons – Tem o efeito da cor laranja, só que com maior impacto. Se você quer a sensação de mistério, evite. O vermelho é a vibração de deixar tudo muito claro e transparente. A cor vermelha tem a força de queimar energias densas e deve ser usada com cautela.
Preto - quer bloquear energia negativa ao seu redor? Vá de preto! É uma cor que pode dar uma sensação de mistério.
Lilás - a energia ao redor está densa e negativa, quer modificar a vibração? Use essa cor.
Marrom - ao usar essa cor, a pessoa quer manter tudo o que já conquistou.
Azul - quer ter liberdade para se expressar. Pode fortalecer pessoas inseguras, mas deve ser evitada por pessoas que expresse comportamento arrogante. Se for o azul-escuro, tem a mesma função da cor preta.
O elemento Água é que rege a comunicação; assim, uma pessoa ao palestrar usando a cor preta e/ou azul, está correta.
Caso a palestra seja para arrecadar dinheiro ou outras formas de arrecadação, sugiro sempre vermelho e/ou laranja juntamente com o preto e/ou azul, porque a intenção não é só a conversação.
Se a intenção for transmitir conhecimento, pode incluir o amarelo.
Para pessoas que trabalham com vendas, eu sempre sugiro peças íntimas com os tons alaranjados e vermelhos.
Caso deseje fazer perguntas (e quiser manter o anonimato da sua pessoa, favor incluir esta observação), encaminhe os questionamentos e as sugestões ao e-mail acima citado.
Milhões de beijos iluminados,
Sugestão de leitura:
GASPAR, Eneida Duarte. Cromoterapia: Cores para a Vida e para a Saúde. Rio de Janeiro: Pallas. 238 p. 1997.
HARTIMAN, Taylor. O Código das Cores: Uma Nova Maneira de Ver a Si Mesmo, seus Relacionamentos e a Vida. São Paulo: Cultrix. 259 p. 1998.
ROSSBACH, Sarah e YUN, Lin. Feng Shui e a arte da cor. Rio de Janeiro, ed. Campus. 1998.
The essene Fellowship of Peace Hemet. As cores e a criatividade: análise e síntese do conhecimento das cores como aspectos essenciais do ser humano. São Paulo: Pensamento. 191 p. 1996.
WILLS, Pauline. Manual de cura pela cor: um programa completo de cromoterapia. São Paulo: Pensamento. 215 p. 2002.
Eventos
Todos os domingos – Meditação (Gratuita) – Local: Econúcleo do Parque da Jaqueira (R. do Futuro, 959 - Graças, Recife - PE). Facilitadores do grupo Sahaja Yoga, das 9h às 9h30.
25 a 26/08 – Seminário Lojong - Sex. 19h30 às 22h. Sáb. 8h às 17h30 – Rua Dr. Enéas de Lucena, 244 – Rosarinho – Contatos: (81) 3244.2742/99725.1415. [email protected].
25 a 27/08 – Mini curso de Plantas Medicinais (Vida & Saúde) – ministrante: Xicê Fulni-ô – Local: Centro de Medicina Tradicional – Aldeia Fulni-ô – Águas Belas – PE. Contatos: Maria Luciani Burichel – (81) 99764.5261/ 98589.7268 (whatsapp).
26 e 27/08 – Curso de Quick Massage (Shiatsu Express) – Informações com o terapeuta Hamilton Souza – Rua Félix Pacheco, 203 – Ipsep – Recife/PE. Contatos: +55 81 99306.5384/ +55 81 99946.7025, +55 81 98321.2542.
26/08 – Mc Dia Feliz – Campanha do MC Dia Feliz que contempla o GAC-PE e o NACC-PE para o tratamento de centenas de jovens e crianças com câncer.
26/08 – 9h às 18h - Curso de aromaterapia – I Módulo – facilitadora: Leopoldina Alencar. Espaço Quintessência. Contato: (81) 3423.5653.
2 e 3/09 – Curso Hipnose Clínica Recife – Instituto Water Veríssimo – Rua Dom Carlos Coelho, 64. Boa Vista, Recife/PE – Contatos: +55 (81) 99609.4775, +55 (81) 98644.7517/ +55 (81) 9997.72180.
2/09 – 9h às 16h - XIX Encontro Anual de Yoga – Tema: Yoga transformação do ser. Associação dos Profissionais de Yoga de Pernambuco – APYPE. Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz das Graças. Contatos: (81) 3222.1922/ 9 9661.0196/ 9 8527.2998.
2 e 3/09 – 9h às 13h e das 14h às 18h - Curso de Reiki nível I – Shoden - Local: Consultório de Terapias Holísticas Integradas (CTHI) – Avenida Getúlio Vargas, Galeria Santa Rosa, 930, Sala 06, Bairro Novo, Olinda/PE. Investimento: R$250,00 a vista ou duas de R$175,00. Obs.: Confere certificação, Apostila, encontros de estudo Reiki, técnicas variadas de cura energética e disponibiliza local de prática. Mais informações e inscrições: [email protected] - (81) 99621.2409 (WhatsApp).
9/9 – 19 h - Palestra gratuita – Tema: o sentido do trabalhador espírita na sociedade. Ministrante: Aldemir Monteiro Neves. Local: GEIBV (Grupo Espírita Irmãos de Boa Vontade), Avenida Brasil, 9810 – Cascavel/PR.
Respota a internauta
Pseudônimo: Jornalista35
A falta de harmonia entre o seu nome e sua data de nascimento faz com que você não aproveite o potencial que possui, dando a sensação de estar remando contra a maré em muitas situações.
É uma pessoa com melindre, dessa forma, tende a se sentir só, mas que não impede ser comunicativa e grande planejadora. Às vezes, falta ação, praticidade para concretização, mas, quando sai da apatia, pode gerar e inovar diferentes contextos.
Autodisciplina é que você deve desenvolver e praticar, pois a falta é que prejudica e afeta os contextos da sua vida.
As pessoas podem contar sempre com você, porque é muito prestativa. Infelizmente, a recíproca não é verdadeira, o que acaba lhe causando muita decepção.
Intuitiva, mas não permite ouvir sua intuição por tender a baixar sua autoestima.
Centra mais sua energia em si, mesmo que queira ajudar as pessoas. Não permita ser só escada para elas. Use o seu potencial para si, já que, ao não se beneficiar dele, destrói ainda mais o seu interior.
Você tem muito brilho e compaixão, mas, por medo de ficar exposta e se machucar, acaba se ofuscando.
Tem dons artísticos, então, os explore. Se já os faz, exponha-os. Criatividade é algo muito forte em você.
O ciclo atual apresenta duas características: se estiver só, está com forte potencial para ficar com alguém, mas para uma pessoa com relacionamento, tende a entrar em crise por falta de paciência. O novo ciclo, após o seu aniversário, exigirá foco e muita disciplina para concretizar os seus objetivos; do contrário, perderá oportunidades. Até porque os holofotes estarão voltados para você, dessa forma, aproveite.
Milhões de beijos iluminados.
* Mariomar Teixeira é formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local. Filha, esposa e mãe. Mas ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com coluna Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997. Palestrante das Tintas Iquine sobre Feng Shui e Cores de 2000/2006, 2014/2015. Atualmente é palestrante das Tintas Coral.
* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas

