Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Com que cor eu vou?

Colunista Mariomar Teixeira explica que as cores têm temperatura, fato que as pessoas mais sensíveis captam

Roupas coloridasRoupas coloridas - Foto: PxHere

Em decorrência do Feng Shui, tive que aprofundar os meus estudos sobre as cores e ministrei gratuitamente no Recife o curso de Cores no período de 2001 a 2006. Ainda ministro palestra sobre o tema quando sou convidada.

Recebi o seguinte questionamento: “No meu guarda-roupa, tenho três cores (branca, azul e bordeaux), tem sugestão de outras cores?”.

As cores têm temperatura (https://pt.wikipedia.org/wiki/Temperatura_de_cor), fato que as pessoas mais sensíveis captam. Existem estudos que comprovam a influência delas no ser vivo.

Resumo um pouco o que cada cor faz quando você usa. Há uma diferença quando colocada no seu corpo em decorrência da temperatura corporal humana, influenciando você e ao seu redor.

AS SUGESTÕES AQUI SÃO PARA ROUPAS. A cor para pintar ambiente exige mais cautela, pois ainda não conheço residências que sejam pintadas todo mês com cores diferentes.

Amarelo -
quando você quer descobrir coisas erradas e deixar tudo muito claro sobre o que você quer. Se tiver algo a esconder, sugiro que evite. Excelente para transmitir conhecimento e diminuir dúvidas.

Rosa - quer ver reconhecido o seu trabalho e desenvolver atividades em equipe. Há uma leitura subentendida na existência da energia de amor, carinho e respeito.

Cinza – Quando a pessoa quer manter alguma situação distante dela, o uso da cor cinza é interessante. Porém nela está embutida energia de medo. Como dizer: “Estou tensa, com medo de algo. Fique longe de mim!”.

Branco - quer dar e receber sem nenhuma seleção ou objetividade.

Verde e bege – quando quiser ser neutra para avaliar uma situação com imparcialidade, além de aparentar humildade, use! Só que a cor verde é mais sensível e equilibradora; já a cor bege é mais objetiva.

Sempre sugiro verde para entrevista de emprego.

Laranja e os seus tons
– é um gerador de energias positivas para quem usa e ao local em que a pessoa esteja. É difícil ficar triste com a cor laranja por perto.

Vermelho e os seus tons – Tem o efeito da cor laranja, só que com maior impacto. Se você quer a sensação de mistério, evite. O vermelho é a vibração de deixar tudo muito claro e transparente. A cor vermelha tem a força de queimar energias densas e deve ser usada com cautela.

Preto - quer bloquear energia negativa ao seu redor? Vá de preto! É uma cor que pode dar uma sensação de mistério.

Lilás - a energia ao redor está densa e negativa, quer modificar a vibração? Use essa cor.

Marrom - ao usar essa cor, a pessoa quer manter tudo o que já conquistou.

Azul -
quer ter liberdade para se expressar. Pode fortalecer pessoas inseguras, mas deve ser evitada por pessoas que expresse comportamento arrogante. Se for o azul-escuro, tem a mesma função da cor preta.

O elemento Água é que rege a comunicação; assim, uma pessoa ao palestrar usando a cor preta e/ou azul, está correta.

Caso a palestra seja para arrecadar dinheiro ou outras formas de arrecadação, sugiro sempre vermelho e/ou laranja juntamente com o preto e/ou azul, porque a intenção não é só a conversação.

Se a intenção for transmitir conhecimento, pode incluir o amarelo.

Para pessoas que trabalham com vendas, eu sempre sugiro peças íntimas com os tons alaranjados e vermelhos.

Caso deseje fazer perguntas (e quiser manter o anonimato da sua pessoa, favor incluir esta observação), encaminhe os questionamentos e as sugestões ao e-mail acima citado.

Milhões de beijos iluminados,

Sugestão de leitura:

GASPAR, Eneida Duarte. Cromoterapia: Cores para a Vida e para a Saúde. Rio de Janeiro: Pallas. 238 p. 1997.

HARTIMAN, Taylor. O Código das Cores: Uma Nova Maneira de Ver a Si Mesmo, seus Relacionamentos e a Vida. São Paulo: Cultrix. 259 p. 1998.

ROSSBACH, Sarah e YUN, Lin. Feng Shui e a arte da cor. Rio de Janeiro, ed. Campus. 1998.

The essene Fellowship of Peace Hemet. As cores e a criatividade: análise e síntese do conhecimento das cores como aspectos essenciais do ser humano. São Paulo: Pensamento. 191 p. 1996.

WILLS, Pauline. Manual de cura pela cor: um programa completo de cromoterapia. São Paulo: Pensamento. 215 p. 2002.

Eventos
Todos os domingos – Meditação (Gratuita) – Local: Econúcleo do Parque da Jaqueira (R. do Futuro, 959 - Graças, Recife - PE). Facilitadores do grupo Sahaja Yoga, das 9h às 9h30.

25 a 26/08 – Seminário Lojong - Sex. 19h30 às 22h. Sáb. 8h às 17h30 – Rua Dr. Enéas de Lucena, 244 – Rosarinho – Contatos: (81) 3244.2742/99725.1415. [email protected].

25 a 27/08 –
Mini curso de Plantas Medicinais (Vida & Saúde) – ministrante: Xicê Fulni-ô – Local: Centro de Medicina Tradicional – Aldeia Fulni-ô – Águas Belas – PE. Contatos: Maria Luciani Burichel – (81) 99764.5261/ 98589.7268 (whatsapp).

26 e 27/08 – Curso de Quick Massage (Shiatsu Express) – Informações com o terapeuta Hamilton Souza – Rua Félix Pacheco, 203 – Ipsep – Recife/PE. Contatos: +55 81 99306.5384/ +55 81 99946.7025, +55 81 98321.2542.

26/08 –
Mc Dia Feliz – Campanha do MC Dia Feliz que contempla o GAC-PE e o NACC-PE para o tratamento de centenas de jovens e crianças com câncer.

26/08 – 9h às 18h - Curso de aromaterapia – I Módulo – facilitadora: Leopoldina Alencar. Espaço Quintessência. Contato: (81) 3423.5653.

2 e 3/09 – Curso Hipnose Clínica Recife – Instituto Water Veríssimo – Rua Dom Carlos Coelho, 64. Boa Vista, Recife/PE – Contatos: +55 (81) 99609.4775, +55 (81) 98644.7517/ +55 (81) 9997.72180.

2/09 – 9h às 16h - XIX Encontro Anual de Yoga – Tema: Yoga transformação do ser. Associação dos Profissionais de Yoga de Pernambuco – APYPE. Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz das Graças. Contatos: (81) 3222.1922/ 9 9661.0196/ 9 8527.2998.

2 e 3/09 – 9h às 13h e das 14h às 18h - Curso de Reiki nível I – Shoden - Local: Consultório de Terapias Holísticas Integradas (CTHI) – Avenida Getúlio Vargas, Galeria Santa Rosa, 930, Sala 06, Bairro Novo, Olinda/PE. Investimento: R$250,00 a vista ou duas de R$175,00. Obs.: Confere certificação, Apostila, encontros de estudo Reiki, técnicas variadas de cura energética e disponibiliza local de prática. Mais informações e inscrições: [email protected] - (81) 99621.2409 (WhatsApp).

9/9 – 19 h - Palestra gratuita – Tema: o sentido do trabalhador espírita na sociedade. Ministrante: Aldemir Monteiro Neves. Local: GEIBV (Grupo Espírita Irmãos de Boa Vontade), Avenida Brasil, 9810 – Cascavel/PR.

Respota a internauta
Pseudônimo: Jornalista35

A falta de harmonia entre o seu nome e sua data de nascimento faz com que você não aproveite o potencial que possui, dando a sensação de estar remando contra a maré em muitas situações.

É uma pessoa com melindre, dessa forma, tende a se sentir só, mas que não impede ser comunicativa e grande planejadora. Às vezes, falta ação, praticidade para concretização, mas, quando sai da apatia, pode gerar e inovar diferentes contextos.

Autodisciplina é que você deve desenvolver e praticar, pois a falta é que prejudica e afeta os contextos da sua vida.

As pessoas podem contar sempre com você, porque é muito prestativa. Infelizmente, a recíproca não é verdadeira, o que acaba lhe causando muita decepção.

Intuitiva, mas não permite ouvir sua intuição por tender a baixar sua autoestima.

Centra mais sua energia em si, mesmo que queira ajudar as pessoas. Não permita ser só escada para elas. Use o seu potencial para si, já que, ao não se beneficiar dele, destrói ainda mais o seu interior.

Você tem muito brilho e compaixão, mas, por medo de ficar exposta e se machucar, acaba se ofuscando.

Tem dons artísticos, então, os explore. Se já os faz, exponha-os. Criatividade é algo muito forte em você.

O ciclo atual apresenta duas características: se estiver só, está com forte potencial para ficar com alguém, mas para uma pessoa com relacionamento, tende a entrar em crise por falta de paciência. O novo ciclo, após o seu aniversário, exigirá foco e muita disciplina para concretizar os seus objetivos; do contrário, perderá oportunidades. Até porque os holofotes estarão voltados para você, dessa forma, aproveite.

Milhões de beijos iluminados.

* Mariomar Teixeira é formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local. Filha, esposa e mãe. Mas ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com coluna Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997. Palestrante das Tintas Iquine sobre Feng Shui e Cores de 2000/2006, 2014/2015. Atualmente é palestrante das Tintas Coral.

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas

Veja também

Newsletter