Coral dos Meninos do Ipojuca estreia no Dia da Consciência Negra
O repertório da apresentação do grupo pretende caminhar por canções populares africanas e sucessos de representatividade negra da música brasileira e afro-americana
O coral de alunos da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Ipojuca farão seu primeiro concerto oficial no Teatro da Caixa Cultural Recife, no próximo dia 20 de novembro (terça-feira), às 19h30. Coordenados pelo professor Jadson Dias, os pequenos músicos prepararam uma apresentação dedicada ao Dia da Consciência Negra, celebrado na mesma data do espetáculo. Os temas escolhidos remetem à força da cultura africana e à herança deixada para a cultura brasileira.
O repertório trará obras compostas e interpretadas por artistas negros, como os brasileiros Milton Nascimento e Sandra de Sá, além de músicas populares do continente africano, como Nkosi Sikelel’ iAfrika, de Enoch Sontonga. O coral da OCC Ipojuca é composto por 33 sopranos, 28 contraltos, 23 tenores e 13 baixos. Mesmo com a pouca idade, os jovens se prepararam para realizarem uma apresentação de gente grande.
No repertório, Banaha, uma canção do folclórica do Congo, abre a noite, sendo seguida por Siyahamba, tradicional sul-africana. Rock my soul, um spiritual norte-americano, e o Kyrie da Missa Luba, do padre Guido Haazen, representam a religiosidade afro na apresentação. As canções brasileiras marcam presença através de Coração de estudante, de Milton Nascimento, e Olhos coloridos, de Sandra de Sá, que serão apresentadas antes de Deep river, outro spiritual norte-americano, e Nkosi Sikelel’ iAfrika, de Enoch Sontonga, um dos momentos mais aguardados da noite.
"A escolha do repertório se deu totalmente baseada no tema da cultura negra, onde escolhemos seguir não apenas músicas de compositores consagrados, como também de músicas que eram cantadas por comunidades negras seculares", detalha Jadson Dias, regente do coro. "A expectativa do grupo é altíssima, pois viemos preparando um espetáculo lindo e este, além de ser o nosso primeiro concerto oficial, será em um teatro lindo como o da Caixa Cultural Recife", complementa.
A Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Ipojuca é um projeto social gerenciado pela Associação Beneficente Criança Cidadã e patrocinado pela Prefeitura do Ipojuca. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos iniciada uma hora antes do evento.
Link para fotos: http://www.mediafire.com/folder/k3jwbawj84xrb/Coral_da_OCC_Ipojuca
Crédito das fotos: Orquestra Criança Cidadã/Divulgação.
***
Serviço:
Coral dos Meninos do Ipojuca na Caixa Cultural Recife, em homenagem ao Dia da Consciência Negra
Local: Caixa Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero, Bairro do Recife
Data: 20 de novembro de 2018 (terça-feira)
Horário: 19h30
Informações: (81) 3425-1915
Entrada Gratuita
Bilheteria: Ingressos devem ser retirados uma hora antes do concerto
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa e Governo Federal
Saiba mais sobre o coral: http://www.orquestracriancacidada.org.br/ Coral dos Meninos do Ipojuca - Os alunos de canto coral da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Ipojuca farão o primeiro concerto oficial no Teatro da Caixa Cultural Recife, no dia 20 de novembro (terça-feira), às 19h30. Coordenados pelo professor Jadson Dias, os pequenos músicos prepararam uma apresentação dedicada ao Dia da Consciência Negra, celebrado na mesma data do espetáculo. Os temas escolhidos remetem à força da cultura africana e à herança deixada para a cultura brasileira. O repertório trará obras compostas e interpretadas por artistas negros, como os brasileiros Milton Nascimento e Sandra de Sá, além de músicas populares do continente africano. A entrada é gratuita.

