Disputa entre Nintendo e estrela de Bayonetta expõe como a indústria de games trata atores
Vários colegas da área, como o ator de Cyberpunk 2077 e de Red Dead Redemption II se manifestaram depois da publicação
Leia também
• Nintendo OLED chega ao Brasil em 26 de setembro; confira preço
• Pokémon Scarlet e Violet ganham data de lançamento para Nintendo Switch
Uma disputa salarial entre a criadora de uma série de videogames aclamada pela crítica e sua principal dubladora reacendeu um debate de longa data sobre os salários na indústria de games. Como costuma acontecer nesses tipos de divergências, os detalhes em torno das negociações e do elenco para o próximo jogo da franquia, o Bayonetta 3, são mais complicados do que o que foi retratado publicamente.
A briga ganhou corpo no fim de semana, quando Hellena Taylor, a estrela dos dois primeiros jogos de Bayonetta, disse que não participaria da próxima edição da franquia, prevista para ser lançada para o Nintendo Switch no dia 28 deste mês.
No sábado, Hellena postou uma série de vídeos no Twitter acusando a Nintendo e a desenvolvedora do jogo, a Platinum Games, de oferecer a ela um total de US$ 4 mil para reprisar seu papel. Ela disse que rejeitou a oferta, que considerou baixa, e pediu aos fãs que se abstivessem de comprar o jogo.
“Se você é alguém que se preocupa com as pessoas, que se importa com o mundo ao seu redor, que se preocupa com quem se machuca com essas decisões financeiras, então peço que boicote este jogo”, disse Hellena em um dos vídeos.
Os vídeos se tornaram virais, acumulando mais de 9,5 milhões de visualizações no Twitter. A história de Hellena repercutiu entre os jogadores. Os dubladores são amados pelos fãs, mas não conseguem ter uma influência tão grande quanto um ator de Hollywood tem.
Os atores de jogos há muito se queixam de serem mal pagos e subestimados. Alguns disseram que recebem pouca informação sobre seus papéis até aparecerem na cabine de gravação. A indústria opera de maneira tão clandestina que os atores às vezes nem sabem para qual jogo estão gravando as falas até que este seja lançado.
As tensões aumentaram durante as negociações do contrato em 2016, quando o sindicato que representa muitos dubladores, o Screen Actors Guild - Federação Americana de Artistas de Televisão e Rádio, orquestrou uma greve que durou quase um ano. Um dos pontos de discórdia eram os resíduos, o que significa compensação para os atores quando as vendas de um jogo superam as expectativas. Os dubladores desistiram dessa luta em troca de receber bônus com base no número de sessões que trabalham.
No caso de Bayonetta 3, o desenvolvedor parecia determinado a recontratar Hellena, de acordo com duas pessoas familiarizadas com as negociações, bem como a documentação analisada pela Bloomberg. É justamente aqui onde suas contas diferem: a Platinum Games procurou contratá-la por pelo menos cinco sessões, cada uma pagando de US $ 3 mil a US $ 4 mil por quatro horas no estúdio, disseram as fontes, que pediram para não serem identificadas porque não estão autorizadas a discutir contratos particulares negociações.
Isso tornaria o total do jogo de pelo menos US $ 15 mil. Em resposta, eles disseram, Taylor pediu uma soma de seis dígitos, bem como os resíduos da venda do jogo. A Platinum recusou e, após longas negociações, fez audições para contratar um novo dublador. Mais tarde, a Platinum mais tarde ofereceu a Hellena uma participação especial no jogo pela taxa de uma sessão, que ela também recusou, disseram as pessoas.
Em um e-mail, atriz descreveu essa conta como “uma mentira absoluta” e disse que a Platinum estava tentando salvar sua imagem e o jogo. Ela acrescentou que mantém tudo o que disse no vídeo.
“Eu gostaria de deixar toda essa franquia sangrenta para trás e, francamente, continuo com minha vida no teatro”, escreveu.
Representantes da Platinum Games e da Nintendo não responderam aos pedidos de comentários. Hideki Kamiya, diretor executivo de Bayonetta 3, classificou as alegações de Taylor de “tristes e deploráveis” em um post no Twitter.
Independentemente disso, os comentários de Hellena repercutiram amplamente, dominando as manchetes em sites de jogos e até ilustrando as páginas do site da TMZ. Vários colegas se manifestaram depois da publicação dos vídeos pela atriz.
Bryan Dechart, que atuou em Cyberpunk 2077 e Red Dead Redemption II, disse que lhe ofereceram US$ 4 mil para trabalhar em um projeto não sindicalizado para um jogo de grande orçamento. Sean Chiplock, que dublou três personagens do blockbuster da Nintendo, Legend of Zelda: Breath of the Wild, disse que recebeu cerca de US$ 3 mil por esse trabalho.
A série Bayonetta é amada por fãs e críticos, mas nunca foi um grande sucesso comercial. A versão Nintendo Switch de Bayonetta 2, lançada em 2018, vendeu pouco mais de um milhão de cópias, muito menos do que muitas outras ofertas da Nintendo.
Para Bayonetta 3, os custos de atuação foram mais altos do que outros projetos porque o estúdio contou com artistas do sindicato, disseram três pessoas familiarizadas com a produção do jogo, o que significava um mínimo de cerca de US$ 900 por uma sessão de voz de quatro horas mais bônus. Atores proeminentes ou estrelas de franquias como Hellena Taylor geralmente ganham mais.

