Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Documentário de Tizuka Yamasaki abre série "História” na TV Escola

Projeto terá como base a reconhecida obra literária “A noiva da revolução”, de Paulo Santos de Oliveira

Mendonça Filho beija a mão da cineasta Tizuka YamasakiMendonça Filho beija a mão da cineasta Tizuka Yamasaki - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Dando continuidade às homenagens em comemoração ao segundo centenário da Revolução de 1817, a premiada cineasta Tizuka Yamasaki, o presidente da Roquette Pinto/TV Escola Fernando Veloso e o ministro da Educação Mendonça Filho formalizam, nesta sexta-feira (05), o termo de cooperação para produção do documentário “1817, a Revolução Esquecida”. O docudrama será gravado em Pernambuco e vai abrir a série "História” na TV Escola, em outubro. A assinatura ocorreu na Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte, Zona Norte do Recife.

O projeto de Tizuka Yamazaki terá como base a reconhecida obra literária “A noiva da revolução”, do jornalista pernambucano Paulo Santos de Oliveira. A diretora, porém, quer ir além do livro, trazendo uma visão feminina da revolução. Para isso, ela pretende contar a história sob a ótica da jovem pernambucana Maria Teodora da Costa, que, de acordo com a literatura, viveu um caso de amor impossível com o líder revolucionário Domingos José Martins.

"A revolução de 1817 tem uma importância enorme para o Brasil. No entanto, ela foi ocultada. Eu mesma não a conhecia antes de ler o livro de Paulo Santos. Meu objetivo é contar essa história da forma como ela foi: apaixonante e cheia de emoção", afirma a cineasta.

A série vai apoiar o mercado audiovisual e exibir as obras nos dois canais públicos da instituição, a TV Escola e a TV Ines (único canal brasileiro que transmite 24 horas diárias de programação na linguagem de sinais). Os projetos serão examinados pelo Comitê de Seleção do Banco de Projetos e podem se inscrever no site “roquettepinto.org.br”.

Veja também

Newsletter