"Sementes: Mulheres Pretas no Poder": gratuito até o dia 30
Filme mostra mulheres pretas que responderam ao assassinato da vereadora Marielle Franco com ações políticas
Com estreia no último 7 de setembro, o documentário “Sementes: Mulheres Pretas no Poder”, segue disponível e gratuito para ser assistido no site da distribuidora Emabúba Filmes (www.embaubafilmes.com.br) ou no canal do YouTube (youtube.com/embaubafilmes).
O filme, dirigido por Éthel Oliveira e Júlia Mariano, traz escutas e falas de mulheres pretas que emergiram politicamente no País após o assassinato da vereadora e ativista negra carioca Marielle Franco no dia 14 de março de 2018.
Leia também
• Sidney Magal tem vida e carreira mostrados em documentário
• Leia sobre o documentário 'O Dilema das Redes' da Netflix
• Documentário retrata Caetano Veloso na prisão
O Brasil está à frente na América do Sul com a menor representação parlamentar feminina e com menos de 10% de cadeiras existentes na câmara dos deputados.
Responder politicamente ao assassinato de Marielle Franco significou candidatar-se a cargos de deputadas federal e estadual nas eleições de 2018, disputar o espaço da política institucional do qual a vereadora foi arrancada ao ser assassinada – deixando um legado que multiplicou novas forças no cenário do País, de figuras femininas que em sua maioria são mulheres pretas e periféricas, tal qual ela foi.
O documentário
“Semente: Mulheres Pretas no Poder” foi rodado no Rio de Janeiro durante o primeiro turno das eleições de 2018 no Brasil, e acompanhou seis candidatas: Mônica Francisco, Renata Souza, Talíria Petrone, Rose Cipriano, Tainá de Paula e Jaqueline Gomes.
O filme mostra como se deu o processo de construção dessas mulheres como figuras políticas e como elas driblaram as dificuldades financeiras e trouxeram de volta às urnas eleitores desacreditados que desistiram do voto.

