Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Documentário sobre Frei Damião tem cenas gravadas em Pernambuco

Com direção de Deby Brennand, 'Frei Damião - O santo do Nordeste' conta a trajetória do religioso italiano. Filmagens do documentário também serão realizadas na Paraíba, no Rio Grande do Norte e na Itália

O frei capuchinho Jociel Gomes e a diretora Deby BrennandO frei capuchinho Jociel Gomes e a diretora Deby Brennand - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O documentário “Frei Damião - O santo do Nordeste”, que conta a trajetória do frade italiano, está sendo filmado em Pernambuco. Nesta sexta-feira (20), oitavo dia de gravações, a equipe envolvida com o projeto rodou, no Bairro do Recife, cenas de entrevistas com o frei capuchinho Jociel Gomes, postulador da causa de beatificação do religioso.

Leia também:
Lars von Trier volta a Cannes e filme 'maldito' de Terry Gilliam encerra o festival
Filmes pernambucanos estão no festival É Tudo Verdade
Processo de beatificação de frei Damião tem parecer favorável


“Considero muito importante trazer o testemunho de vida e santidade de Frei Damião para uma geração que não o conheceu. É uma forma de resguardar sua memória”, conta Jociel, que também é consultor do documentário. Produzido pelo Fábrica Estúdios, o longa-metragem tem roteiro de Nadehzda Bezerra e direção de Deby Brennand.

As filmagens na capital pernambucana continuam até a próxima quarta-feira (25). Em seguida, os produtores viajam para a cidade de Bozzano, terra natal do religioso, na Itália. Eles ainda voltam para o Brasil, para gravar no Interior de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba, até 15 de maio. O documentário deve ser lançado no primeiro semestre do próximo ano.

“Queremos falar sobre fé. O que motivou um homem comum a seguir a vida que eles seguiram, vindo de tão distante para pregar o evangelho e ajudar as pessoas no Sertão?”, comentou a diretora, Deby Brennand. O filme mistura entrevistas e encenações de momentos importantes da trajetória de Frei Damião. Os atores Andrade Júnior, Carlos Eduardo e Nicolas Baldini interpretam o sacerdote em diferentes fases da sua vida.

Veja também

Newsletter