Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Dois anos depois, Netflix altera cena de suicídio de '13 Reasons Why'

Nova versão já está disponível na plataforma de streaming

Hannah Baker (Katherine Langford)Hannah Baker (Katherine Langford) - Foto: Divulgação/Netflix

A Netflix anunciou nesta terça-feira (16) que alterou a cena de suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford) mostrada no último episódio da primeira temporada de "13 Reasons Why", lançada em 2017 pela plataforma de streaming.

A sequência mostrava com detalhes o momento em que a personagem tira a própria vida. A nova versão, já disponível, mostra Hannah se olhando no espelho antes de entrar na banheira e sua mãe encontrando o corpo depois.

Leia também:
Série 13 Reasons Why aumentou buscas relacionadas ao suicídio
Netflix lança trailer da série brasileira Sintonia; veja

A emissora revelou que tomou a decisão após ouvir conselhos de médicos. "Ouvimos de muitos jovens que '13 Reasons Why' os encorajou a falar sobre assuntos difíceis como depressão e suicídio e a procurar ajuda pela primeira vez. Nos preparando para lançar a terceira temporada este ano, estivemos cientes do debate em relação à série. Seguindo o conselho de experts médicos (...) decidimos, com o criador Brian Yorkey e os produtores, cortar a cena em que Hannah tira sua própria vida na 1ª temporada", diz o comunicado oficial da Netflix.

À época do lançamento, muitos especialistas e telespectadores criticaram a cena, afirmando que a mesma seria um gatilho para os telespectadores com toques de didatismo. Um estudo realizado em conjunto por universidades e hospitais dos Estados Unidos e pelo Instituto Nacional de Saúde Mental (INSM) apontou que '13 Reasons Why' está associada a um aumento de 28,9% nos índices de suicídio entre crianças e adolescentes no Estados Unidos. A pesquisa considerou o período de abril de 2017, o mês seguinte à estreia da série.

Na primeira temporada da série, baseada no livro homônimo escrito por Jay Asher, Hannah deixa 13 fitas K-7 gravadas antes de se matar. Cada fita é enviada a uma pessoa com quem ela convivia. No segundo ano, lançado em 2018, a escola em que a personagem estudava é processada e fitas polaroides contam novas histórias.

A série terá sua terceira temporada lançada este ano, possivelmente em setembro. Os dois primeiros anos, com 26 episódios ao todo, estão disponíveis na Netflix.

Veja também

Newsletter