Qua, 24 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Familiares e amigos se despedem de Reynaldo Fonseca

Artista plástico pernambucano, que morreu aos 94 anos, foi sepultado na tarde desta terça-feira, no cemitério Memorial Guararapes

Sepultamento de Reynaldo Fonseca reúne amigos e familiares no Memorial Guararapes Sepultamento de Reynaldo Fonseca reúne amigos e familiares no Memorial Guararapes  - Foto: Paulo Almeida/Folha de Pernambuco

O corpo do artista plástico Reynaldo Fonseca, que faleceu aos 94 anos, nesta terça-feira (23), foi sepultado no Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes. O velório teve início às 15h, no mesmo local, e contou com a presença de amigos e familiares do pintor. 

De acordo com Lucia Helena Redig de Campos, sobrinha de Reynaldo e também pintora, ele continuava dedicado à arte mesmo com a idade avançada. "Quando ele não estava pintando alguma coisa no cavalete, estava desenhando. Então, ele vivia para arte", afirmou.

Quem compareceu à cerimônia destacou não só o talento de Reynaldo, mas também sua personalidade gentil e generosa. "Mais do que um artista nato, ele era uma pessoa formidável. Além de deixar um legado para a arte, vai deixar uma saudade imensa para todos aqueles que o conheceram", declarou Maurício Redig de Campos, filho de Lucia Helena e sobrinho-neto do pintor.

Leia também:
Morre aos 94 anos o artista plástico pernambucano Reynaldo Fonseca
Artistas plásticos Montez Magno e Tereza Costa Rêgo ganham biografias


Personalidades ligadas ao mundo da arte, que conviveram com Reynaldo também prestaram suas últimas homenagens e enalteceram a importância do pintor para a cultura brasileira. "Ele deixa uma obra extensa, com consciência de pintura, conhecimento, técnica e um estilo muito pessoal. São essas pessoas únicas que nos dão a oportunidade de admirar momentos históricos. Com certeza, ele já é um imortal", disse a designer, curadora e galerista Beth Araruna.

Veja também

Newsletter