Qua, 24 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Feng shui e a organização da bagunça

Manter o ambiente limpo e organizado estimula a harmonia e a prosperidade nas principais áreas da vida

Mariomar Teixeira, e-mail holisticarec@gmail.com.Mariomar Teixeira, e-mail [email protected]. - Foto: Brenda Alcântara / Folha de Pernambuco

O fluxo da energia do lugar que passamos mais tempo ou que residimos nos afeta diretamente. Por esta razão, é que o Feng Shui evidencia a importância da limpeza e da harmonização do ambiente em que vivemos.

A prática do Feng Shui proporciona alguns benefícios que podem ajudar nas principais áreas da vida de uma pessoa (saúde, prosperidade, relacionamentos interpessoais, família, etc), que são:

- Torna os ambientes agradáveis e saudáveis, de acordo com os pontos cardeais (Norte, Sul, Nordeste, etc), personalizando o estudo direcionado aos habitantes daquele recinto;

- Permite que a pessoa conheça o potencial do seu ambiente, fazendo com que este seja mais bem aproveitado;

- Desbloqueia a energia vital estagnada e negativa do espaço e faz com que ela flua melhor no local.

- Hábitos simples que devemos manter para gerar energia positiva (Chi ou Qi):

- Manter o ambiente arejado, de preferência com odor agradável, no mínimo com o cheiro de limpeza.

- Evite qualquer bloqueio atrás das portas (sapateiras, mesas, cadeiras, etc) ou que impeça de abri-las totalmente.

- Conserte ou retire objetos quebrados do ambiente.

- Evite ficar posicionado de costas para a porta.

- Banheiros devem estar limpos, organizados, iluminados e com os assentos e tampas dos vasos sanitários abaixados após o uso.

- A limpeza e a organização são os primeiros passos para tornar o ambiente harmonioso e aconchegante.

Leia também:
Com que cor eu vou?
O que é Numerologia? Colunista explica e faz consulta gratuita
Afinal, que é o Reiki?

 A relevância de manter o ambiente organizado é tão importante que, há quase 30 anos, surgiu a profissão Personal Organizer nos Estados Unidos. No Brasil, ela existe há cerca de 10 anos.


A personal organizer Lili Moraes explica que este profissional “transforma vidas por meio da organização, pois auxilia as pessoas a entenderem a importância da arrumação ao utilizar técnicas que ajudam a gerar o bem-estar no ambiente.”

Feng Shui e organização andam de mãos dadas, porque a organização dá leveza ao ambiente e gera melhor aproveitamento dos espaços.

A bagunça estagna a vida de qualquer pessoa, podendo até atrapalhar e absorver sua energia positiva. Mesmo percebendo que sua bagunça está arrumada, é importante que você ou outra pessoa que demonstre interesse em te ajudar tenha um olhar crítico do contexto, pois, questionar a forma como você pensa é o primeiro passo para melhorar suas escolhas. Então, antes de culpar os outros e/ou o mundo pela situação da sua vida, faça uma verdadeira arrumação de todos os objetos que você possui.

Milhões de beijos iluminados,

Grata pela colaboração de - Lili Moraes – Personal Organizer - [email protected]
Instagram: @lilimoraespo.

Sugestões de leitura:
Kingston, Karen. Arrume a sua bagunça com o Feng Shui. São Paulo: Pensamento.
Kingston, Karen. Arrume a sua bagunça e transforme a sua vida. São Paulo: Pensamento.
Kutscheré, Martin L. Meu filho é uma bagunça. Ed. Harpercollins Brasil.
Piernikarz, Celi & R. Gonçalves, Marilucia. Quem mexeu na minha bagunça? São Paulo: Cortez.

* Mariomar Teixeira é formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com coluna Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997. Palestrante das Tintas Iquine sobre Feng Shui e Cores de 2000/2006, 2014/2015. Atualmente é palestrante das Tintas Coral.

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Newsletter