Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Feng Shui (Escola da Bússola) e o Espelho

É importante evidenciar o significado do Feng Shui, sistema matemático chinês desenvolvido por estudos e observações acumulados por milhares de anos, em que o objetivo é harmonizar o ser humano com o meio ambiente (natural e construído)

Ao pensarmos em espelhos, automaticamente imaginamos reflexo de algo; se a criatividade for maior, poderemos ser levados aos contos infantis como a da bruxa má de Branca de Neve e os Sete Anões; se gostarmos de mitologia grega, será o de Narciso (o autoadmirador) e seu reflexo na água. Alguns escritores o colocam como portal de deslocamento de um lugar para o outro, como o livro O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder.

Para desenvolvermos esta matéria, é importante evidenciar o significado do Feng Shui, sistema matemático chinês desenvolvido por estudos e observações acumulados por milhares de anos, em que o objetivo é harmonizar o ser humano com o meio ambiente (natural e construído), calculando o tempo e o espaço. Essa ciência incorpora astronomia, geografia, meio ambiente, o campo magnético e físico. Não possui vínculo com religião ou superstições.

O tema sobre espelho é polêmico entre os consultores de Feng Shui e as várias escolas que existem.

Trago para esta matéria o estudo e a minha experiência de 20 anos na área. O Feng Shuida Escola da Bússola usa uma bússola magnética e depois dispõe no Bá Gua, que é o mapa onde constam os oito trigramas, fundamentado no Tai Chi — símbolo simplificado do universo de todas as suas existências e coisas da vida, gerando, pela Lei da Transmutação, o I Ching, que se origina pela filosofia do TAO (o Caminho).



Cada ponto cardeal possui suas características, que ao resumir são:

1 - N - Norte (K’an)

I Ching: filho do meio
Cor: preto; azul escuro
Elemento: água
Parte do corpo: cérebro, sangue (líquido do corpo), ossos, rins e ouvidos
Significado: trabalho – força de vontade material

2 - SO - Sudoeste (Kun)

I Ching: mãe
Cor: todos os tons de terra – marrom, mostarda, ocre, amarelo, laranja etc.
Elemento: terra
Parte do corpo: estômago (sistema digestivo), baço, pâncreas e ventre. Tendência a problemas no abdômen e doenças emocionais.
Significado: relacionamento – ação nos planos e nas ideias

3 - L - Leste (Chên/ Zhen): trovão

I Ching: filho mais velho
Cor: verde
Elemento: madeira dura
Parte do corpo: garganta; pés. Pode ter histeria, convulsões etc.
Significado: saúde; família e ancestrais – linha de planejamento, organização, emocional e espiritual.

4 - SE - Sudeste (Sun/Xun): vento

I Ching: filha mais velha
Cor: todos os tons de verde
Elemento: madeira
Parte do corpo: coxa, fêmur e nádegas. Provoca ansiedade e tensão.
Significado: Prosperidade – expressa a inteligência de forma organizada.

5 - Centro

I Ching: não tem
Cor: todos os tons de terra – marrom, mostarda, ocre, amarelo, laranja etc.
Elemento: terra
Parte do corpo: estômago, umbigo e coração.
Significado: influencia e é influenciado por todos. Tem uma conotação de equilíbrio e uma falsa ideia de estabilidade e segurança emocional.

6 - NO - Noroeste (Chien/ Qian): céu

I Ching: pai
Cor: branco, prata (cinza), cru, palha, pérola, bege-claro e creme.
Elemento: metal
Parte do corpo: cabeça e pulmões.
Significado: amigos; pessoas que ajudam; viagens e parcerias – provedor, que gera condições para nutrir.

7 - O - Oeste (Tui/Dui): lago

I Ching - filha mais nova
Cor: branco, prata (cinza), cru, palha, pérola, bege-claro e creme.
Elemento: metal
Parte do corpo: boca, lábios, dentes, tórax, peito, pulmões e vesícula biliar.
Significado: filhos; criatividade; projetos novos; sexualidade do casal – as emoções transparecem nas ações.

8 - NE - Nordeste (Ken/ Gen): montanha

I Ching: filho mais novo
Cor: todos os tons de terra – marrom, mostarda, ocre, amarelo, laranja etc.
Elemento: Terra
Parte do corpo: coluna e ossos, dedos e mãos (que seguram com firmeza) e coluna vertebral.
Significado: religiosidade, crenças, meditação, inspiração – propriedade estável e estabilidade financeira.

9 - S - Sul (Li): fogo

I Ching: filha do meio
Cor: todos os tons de vermelho e de laranja
Elemento: fogo
Parte do corpo: coração e olhos.
Significado: Autoestima; autoconfiança; reconhecimento; sucesso – intelectualidade e força de vontade. Necessita colocar os pés no chão e ser mais prático.

Uma regra comum em todas as escolas de Feng Shui é a pessoa, quando estiver deitada na cama, ela não pode ver o seu reflexo no espelho. Tirando essa regra, justifico o porquê de não indicar espelho aos outros pontos cardeais de imediato, sem uma avaliação, como descrevo abaixo:

1 – Sudoeste (SO) - é a área de relacionamento, a pessoa ao se refletir se verá sozinha, estimulando uma solidão interna e externa. Não deve refletir portas e/ou janelas;

2 – Leste (L) - é a área da saúde, se o espelho reflete, por exemplo, estátua apenas com o tronco, a pessoa tenderá a ter problema de saúde nos seus membros por exemplo.

3 – Sudeste (SE)
- é a área da prosperidade, se o espelho refletir, por exemplo, portas, janelas, bacia sanitária etc; a pessoa verá a sua prosperidade mais saindo que entrando na sua vida;

4 – Noroeste (NO) - é a área dos amigos; pessoas que ajudam; parcerias. Ao ter um espelho que reflete portas e janelas, na verdade você tende a atrair falsos amigos e a sofrer furtos, roubos e pessoas que pedem seus objetos e dinheiro emprestados aos quais você tem dificuldade de recebê-los novamente;

5 – Oeste (O) - é a área dos filhos; criatividade; projetos novos; sexualidade do casal. Ao refletir portas e janelas existirá uma dificuldade de concretização de projetos e de estímulo à infidelidade por parte do casal; os filhos tendem a se distanciar dos pais; e a dispersão dificulta focar o objetivo planejado.

Há um mito de que ter espelho na entrada do ambiente repele energias negativas. Discordo, pois a colocação do espelho dependerá de que ponto cardeal é a porta.

O tema do espelho é bem amplo, pois tem a importância sobre os tipos (prata, fumê e bronze), os formatos e a qualidade do espelho em decorrência do tratamento que esse leva para sua fabricação, evitando assim manchas, oxidação e a irisação (corrosão que ocorre lentamente na superfície do vidro com aspecto de manchas de óleo no vidro, arco-íris, ou manchas opacas causadas por presença de água ou umidade entre as lâminas).

Nesta matéria não se questiona o papel arquitetônico do espelho no ambiente que sempre traz amplidão e claridade, mas, sim, o benefício que ele traz para harmonizar o ambiente e a pessoa.

Fico à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o assunto. Caso deseje fazer perguntas (se quiser manter o anonimato da sua pessoa, favor incluir essa observação), encaminhe os questionamentos ao e-mail [email protected].

----------------------

1 - Agradeço as informações técnicas sobre espelhos dadas por Nice Paiola http://vitrecon.com.br/
2 - SANG, Master Larry e LUK, Helen. The principles of Feng Shui – 1. Califórnia: The American Feng Shui Institute, 1996.
3 - SACRAMENTO, Silvia. Instituto Ming Tang, Curso de Feng Shui.
4 - TEIXEIRA, Mariomar. Material da palestra no dia 7/5/2017, no Espaço MC - Mente e Corpo em Equilíbrio, na Avenida Bernardo Vieira de Melo, 4099
5 - Prosperidade aqui se conceitua no significado mais amplo possível, não se restringe só ao dinheiro.
6 - http://abravidro.org.br/vidros/irisacao/

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas

Veja também

Newsletter