Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Fênix Negra traz mulher forte e combativa para as telas

Último filme da saga dos X-Men transborda de poder feminino

Mutante se transforma na Fênix após ser exposta a radiação solarMutante se transforma na Fênix após ser exposta a radiação solar - Foto: Divulgação

Jean Grey, a Fênix, sempre foi uma das personagens mais impactantes da saga dos X-Men nos quadrinhos, e nada mais justo que sua história conclua a série de filmes sobre mutantes produzida ao longo de quase vinte anos pela Marvel.

Mesmo antes da estreia, nesta quinta-feira (6), a produção já vem levantando discussões por mostrar figuras femininas poderosas. Entre as mulheres fortes que aparecem no filme, com destaque para a própria Fênix (interpretada por Sophie Turner, de "Game of Thrones"), uma que também chama a atenção é a alienígena vivida por Jessica Chastain.

Leia também:
'X-Men: A Fênix Negra' será capítulo final da franquia mutante, diz presidente da Disney
Diretor de 'X-Men', Bryan Singer é acusado de estupro
Alice Braga entra para o elenco de "Novos Mutantes", novo filme da franquia X-Men


"Essa história ganhou meu coração pois eu não estava fazendo uma namorada nem uma filha", declarou Jessica à Imprensa, criticando o padrão ao qual as mulheres costumavam ser relegadas em filmes de super-heróis. O poder feminino também transborda nas cenas estreladas por Mística (Jennifer Lawrence) e Tempestade (Alexandra Shipp).

Essa vertente empoderada há poucos anos seria improvável, mas já vem se fazendo presente em outros filmes de ação, a exemplo de "Capitã Marvel" (2019), "Mulher Maravilha" (2017) e "Pantera Negra" (2018). Seja como espelho para uma legião de meninas, seja como ponto de partida para uma discussão do que é realmente a nossa família, "Fênix Negra" é uma opção que deve agradar a um público bastante variado.

Veja também

Newsletter