Festival Guiar reúne dança e inovação
Idealizado por André Aguiar, o Festival Guiar surgiu em favor do acesso público às apresentações de dança
Começa nesta segunda-feira (1º), e vai até o dia 15 de outubro, o “Festival Internacional de Screendance” (Guiar), com experiências em educação, entretenimento, e negócios artísticos/culturais em audiovisual, dança e jogos digitais. O evento foi idealizado por André Aguiar, e conta com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).
O Guiar é um festival internacional de videodança com mostras de filmes competitivas e não competitivas, além de contar com desfile de moda, oficinas, debates e performances presenciais e online. O evento é o primeiro em Pernambuco a exibir mostras audiovisuais neste formato. Na grade, estão 135 filmes, sendo dois longas-metragens e 133 curtas. "É um momento muito inovador para história do audiovisual e da dança porque apenas um dos curtas-metragens foi exibido em tela cinematográfica em Pernambuco", explica André Aguiar.
Leia também:
Teatro de Santa Isabel recebe Festival Nacional de Corais
Miami Pub sedia festival de música independente
Musical sobre Villa-Lobos impacta alunos de escolas públicas
O uso da internet é um ponto chave para a descentralização do evento e para garantir a participação popular, e com isso foi selecionado três longa-metragens clássicos e o público, através das redes sociais, irá eleger dois deles para serem exibidos no Cinema São Luiz e na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj/Derby). Eles serão revelados somente na estreia das mostras. A competitiva ocorrerá entre 9 a 13 de outubro no Cinema São Luiz, e a não competitiva, entre 11 a 14, na Fundaj/Derby.
Com vagas para transgêneros legendarem filmes em inglês e português, oportunidades para voluntariado e acessível, com audiodescrição, tradutores de libras e legendas em português e inglês, o festival traz oficina de Crítica Cinematográfica e de Videodança, e seis mesas de debates como Jornalismo Cultural, Inovação Global em Gestão e realização de screendance, Inovações Tecnológicas em Artes e entre outros.
Haverá a “Feira Guiar”, com marcas e empresas de moda, dança e cinema, que poderão vender seus produtos no hall do Cinema São Luiz, das 15 às 22h, entre os dias 9 e 13. É possível enviar as propostas até o dia 5, para a curadoria analisar, e o resultado será divulgado no dia 7. Serão selecionadas até 20 marcas através dos critérios de inovação, qualidade do design/produto, consciência socioambiental e potencial de comercialização.
Publicação
Estão abertas, até o dia 15 de novembro, as inscrições para participar da publicação do livro digital “Guiar”. O documento reunirá 10 ensaios/artigos de professores, artistas, pesquisadores e universitários de diversas regiões com reflexões sobre audiovisual, dança e entretenimento digital que se relacionam com o screendance. Os critérios de seleção são diversidade, eloquência, formatação, ineditismo e relevância.
