Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Filme de Tizuka Yamazaki tem gravações no Forte das Cinco Pontas

"1817 - A revolução esquecida" retrata a Revolução Republicana ocorrida em Pernambuco e está sendo produzido para a TV Escola

Tizuka Yamazaki, cineastaTizuka Yamazaki, cineasta - Foto: Mandy Oliver/Folha de Pernambuco

Cenas do filme “1817 – A revolução esquecida” estão sendo filmadas, nesta segunda-feira (17), no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José. Produzida para a TV Escola, com direção de Tizuka Yamasaki, a obra retrata os acontecimentos que envolveram a Revolução de 1817, movimento emancipacionista que tornou Pernambuco independente do domínio português por um breve período.

O forte foi palco do episódio considerado o estopim do levante: quando o capitão Leão Coroado (Paulo Vieira) matou com golpes de espada o brigadeiro Barbosa de Castro (Walmir Chagas). A produção conta com 24 atores pernambucanos, além dos paulistas Klara Castanho e Bruno Ferrari.

Leia mais:
Documentário de Tizuka Yamasaki abre série "História” na TV Escola

Os trabalhos do dia encerram o período de filmagens ficcionais do docudrama. A partir de quarta-feira (19), começam as gravações das entrevistas com especialistas. Serviram de cenário, ainda, o Sítio de Pai Adão, o Forte do Brum, a ponte Maurício de Nassau e o Pátio de São Pedro.

“As chuvas não chegaram a atrapalhar as filmagens. Conseguimos nos adequar a esse clima meio instável e o cronograma seguiu sem problemas”, disse Tizuka.

Veja também

Newsletter