Qua, 24 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cinema

“Fico te devendo uma carta sobre o Brasil” chega aos cinemas nesta quinta-feira (5)

Documentário investigativo é o primeiro longa de Carol Benjamin

Foto:

“Fico te devendo uma carta sobre o Brasil”, primeiro longa-metragem da diretora Carol Benjamin, teve trailer divulgado e será lançado nos cinemas de Rio e São Paulo nesta quinta-feira (5). O filme conta a história das três gerações de uma família na ditadura militar no Brasil e investiga a persistência do silêncio do trauma como ferramenta de apagamento da memória. 
  
A produção é da Daza Filmes, com coprodução do Canal Brasil, VideoFilmes e Muiraquitã Filmes e distribuição é da Bretz Filmes, já conquistou a menção especial do júri no 32ª IDFA - Festival Internacional de Documentários de Amsterdã, o maior festival do mundo dedicado ao gênero, onde teve sua estreia mundial. “Fico te Devendo uma Carta Sobre o Brasil” também conquistou a Menção Honrosa no Festival É Tudo Verdade 2020, o prêmio de Melhor Documentário no 8º Indian Cine Film Festival e o prêmio do público do Inffinito Film Festival (Estados Unidos). 

“É um grande desafio lançar um filme tão íntimo e pessoal no atual momento político, tão polarizado, e espero sinceramente que a história da minha família possa contribuir para a abertura de um diálogo mais empático em torno de um tema tão caro para todos nós, que é a manutenção do pacto democrático”, desabafa Carol Benjamin. 

A diretora revela a história das três gerações de sua família, que foi atravessada pela ditadura militar que se instalou no Brasil entre 1964 e 1985. Seu avô era coronel do Exército. Seu pai, César Benjamin, foi preso ilegalmente aos 17 anos, em 1971, e permaneceu por três anos e meio em uma cela solitária, além de mais dois anos em prisão comum. Mas a prisão e tortura do filho mais novo transformou a dona de casa Iramaya Benjamin, avó da diretora, em uma militante incansável pela anistia. 

O filme, narrado por Carol, é salteado, sobretudo, pelas leituras de cartas trocadas por sua família naquele período tão sofrido, depoimentos de Iramaya captados em diferentes momentos, fotografias, e imagens raras de arquivo. “Fico te devendo uma carta sobre o Brasil” também foi selecionado para diversos festivais, incluindo o Festival Tempo de Documentários, na Suécia, o Festival Internacional de Filmes e Fórum de Direitos Humanos, na Suíça, e a Mostra Competitiva do 24 Festival de Lima (Peru).

Veja também

Newsletter