Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Filme "Perfeita é a mãe! 2" brinca com as tradições familiares no Natal

Comédia norte-americana traz de volta as atrizes Mila Kunis, Kristen Bell e Kathryn Hahn nos papéis centrais

Cena do filme "Perfeita é a mãe! 2"Cena do filme "Perfeita é a mãe! 2" - Foto: Divulgação

Pouco mais de um ano separa "Perfeita é a mãe!" e a sequência "Perfeita é a mãe! 2", que está em cartaz nas salas de cinema. O primeiro não foi exatamente bem recebido, mas também não é a típica comédia norte-americana ruim. O filme tem valor na maneira como revisa com humor e carinho o papel da mãe contemporânea, o grande esforço físico e mental, o machismo, as injustiças do cotidiano, a preocupação sem fim. O orçamento foi U$ 20 milhões e o lucro passou dos U$ 180 milhões, no mundo inteiro.

Leia também:
Elenco de 'Star Wars: Os Últimos Jedi' comparece a pré-estreia no México
'Liga da Justiça' estreia arrecadando menos que 'Mulher-Maravilha'
Filme retrata busca do equilíbrio por meio da yoga


Talvez esse enorme sucesso comercial explique o interesse pelo segundo filme em tão pouco tempo. O longa-metragem traz de volta as protagonistas: Amy (Mila Kunis), Kiki (Kristen Bell) e Carla (Kathryn Hahn) se preparam para a ceia de Natal, momento particularmente estressante para as mulheres que organizam todos os detalhes da festa natalina. Dessa vez, além de filhos adolescentes e relacionamentos complicados, elas precisam lidar com a visita das suas respectivas mães, o que torna tudo comicamente mais difícil.

Novamente dirigido por Jon Lucas e Scott Moore, que também atuam como roteiristas, as mães Ruth (Christine Baranski), Isis (Susan Sarandon) e Sandy (Cheryl Hines) parecem mais caricaturas do que seres humanos. A primeira é uma mulher rica e rigorosa, a segunda nunca adquiriu maturidade e gasta todo dinheiro em apostas, a terceira é uma mulher certinha obcecada pela filha. São perfis que geram algumas piadas, mas diferente das mães do primeiro filme, falta um pouco mais de carisma e densidade a elas.

Assim como no filme do ano passado, há uma longa cena desnecessária e completamente exagerada que exercita o humor gerado pelo excesso de álcool - no primeiro as amigas faziam compras em um supermercado, neste estão nos corredores de um shopping. Quando “Perfeita é a mãe! 2” atinge esse ponto de afetação, o filme parece perder sua força.

É na relação entre mães e filhas que o filme ganha mais conteúdo e interesse. Há excesso de melodrama, situações comuns de brigas e paz, os conflitos e as resoluções tradicionais a esse gênero e ao contexto natalino. Não há muita novidade no argumento do filme, que parece feito de pequenos recortes de comédias familiares natalinas, mas as atrizes parecem em sintonia, divertindo-se com um roteiro que privilegia a comédia em situações casuais de humor.

Cotação: regular

Veja também

Newsletter