Gente é para brilhar: as tendências para o Carnaval 2020
O Carnaval já chegou com os dois pés e separamos algumas novidades e tendências para os dias de folia nos quesitos maquiagem, looks e acessórios
A menos de um mês para o Carnaval, foi dada a largada para os preparativos da época mais alegre do ano. Com festas e bloquinhos de rua já rolando e reunindo milhares de foliões animados, está mais do que na hora de programar os looks carnavalescos com muito glitter e cor. Por aqui, já entramos no melhor clima do ano e reunimos de make a look para o Carnaval. Se você precisa de uma ajudinha para inovar no quesito acessórios, veio ao lugar certo: trouxemos marcas para você se jogar no espírito carnavalesco e fazer bonito em todos os dias de festa. Pronta para um banho de purpurina e inspiração? Vem por aqui.
MAQUIAGEM
Já sabe qual será sua maquiagem para curtir Carnaval? As tendências de make atuais podem ser adaptadas para diferentes fantasias, estilos e gostos. O segredo para se destacar é usar a criatividade para que a maquiagem e o resto da produção conversem. Que o universo carnavalesco gira em torno do pózinho brilhante a gente já sabe, mas a verdade é que tem outro item que as maquiagens temáticas adoram: as pedrarias. Em formato de pérolas, cristais e até mesmo estrela, o acessório é ótimo para criar pontos de luz no rosto.
“Como sempre, vai ter muito glitter, mas acredito que as pedrinhas, cristais e strass estão mais em alta do que nunca, além de desenhos gráficos e delineadores diferentes. Uma vibe mais ‘Euphoria’ (série que faz o maior sucesso), como já tá rolando há um tempo por aqui”, afirma a maquiadora Gabriela Barros (do perfil no Instagram @gabrielabmakeup). Mas ela deixa como alerta um produto importante de uso indispensável no clima de Pernambuco: o protetor solar. “Hidratante e protetor solar para pele e boca são fundamentais para não prejudicar a pele. Fora isso, não acredito que tenha regras, o que importa é a gente se divertir com todo o processo”, reitera.
Carnaval é mesmo a época oficial do glitter, então se jogue sem medo e aplique no corpo, no rosto, nos cabelos e onde você sentir que precisa. “Para esse ano, segue muito brilho e muita cor, além de traços minimalistas”, aposta a maquiadora Gabriela Leitão (@gabrielaleitamakeup). Ou seja, invista em cores, delineado de diversas cores. Vale investir em glitter ecológico também, o resultado é tão incrível quanto o comum, porém com o mínimo de impacto no meio ambiente. Além dos produtinhos à prova d’água, pegue leve na base e utilize primers e fixadores que irão ajudar a manter tudo no lugar. “Para a make, é preciso uma base mais fluida, uma make mais leve, devido à temperatura, e para durar durante a prévia/o bloco”, indica Gabriela Leitão.
CABEÇA
Se você já escolheu a maquiagem para curtir o Carnaval, é hora de saber como os cabelos ficarão em conjunto com a make, não é mesmo? Presos, soltos ou meio a meio, você pode apostar em penteados moderninhos para aproveitar a folia, além de investir em acessórios que completem o visual. Se você é do time que não se importa em ter uma fantasia descolada, mas faz questão de entrar na brincadeira do Carnaval, que tal um acessório que cumpra essa função? Você pode usá-lo com ou sem fantasias, já que eles são as estrelas da produção e são capazes de brilhar sozinhos no meio da folia. Um bom acessório de cabeça pode ser a saída para transformar um look simples em algo elaborado para a folia. A marca Ateliê Sarah Falcão é superfashion e descolada. A coleção deste ano foi batizada de “Sonhos de Verão”, com peças que misturam pedras, flores, brilhos e muita cor. “Tem muito brilho, o ponto que une a coleção inteira, e tem alguns elementos da marca Baderna, de uma amiga, com flores feitas de paetê”, explica Sarah Falcão, designer da @ateliesarahfalcao. Grandes e volumosas, as peças do Ateliê são para chamar a atenção.
Já Adriana Ribeiro (@adrianaribeiroacessorios) é uma marca de acessórios de cabeça feitos artesanalmente e com materiais nobres. Os arcos e tiaras são superglamurosos e delicados. A coleção deste ano é “Divas”, inspirada nas mulheres mais emblemáticas, passeando por Frida Kahlo e Carmem Miranda.
Junto com a maquiagem, as tiaras e os arcos garantem uma produção de Carnaval bem glam e estilosa. Na hora de usar o arco, vale fazer truques que deixem o acessório bem fixo no cabelo, para que ele não escorregue e caia quando você dançar e pular. Uma das dicas é apostar no spray fixador nos cabelos secos, antes de encaixar o adereço, e, também, usar grampos embutidos nas laterais do acessório, para que fique preso ao cabelo.
LOOKS
Entre as diversas coleções carnavalescas que surgiram para facilitar as produções de quem investe também no look, a loja Hoop não ficou de fora e lançou uma linha especial para deixar a temporada de Carnaval ainda mais colorida. Não vão faltar brilho e transparência para você ser a estrela do bloco. A marca traz na coleção a ideia do protagonismo do body. “É a maior tendência e a queridinha do carnaval, até por ser uma peça coringa, que dá para usar só ela e/ou com um shortinho, uma saia de paetê, um pareô, por exemplo”, explica Camila, designer da @hoop.loja. E o brilho segue presente também no look, e vem ganhando cada vez mais espaço, indo para além da roupa. “O protagonismo é do brilho, as pessoas estão cada vez mais abertas a brilhar da cabeça aos pés”, enfatiza Camila.
E, para além do brilho, uma palavra de ordem é certa: reutilização. As marcas vem pensando em peças que não durem somente um Carnaval, sendo uma peça versátil e de qualidade, feita para durar. “O grande desafio do Baú é criar peças que não sejam descartadas depois do carnaval. Queremos vê-las desfilando por aí o ano inteiro. São peças alegres, originais, que transitam entre ocasiões”, conta Yasmin Freitas, designer da @baudafantasia.

Look da Me Veste Merisse - Crédito: Rafaela Amorim/Divulgação
A Me Veste Merisse, marca contemporânea de produções de Carnaval, traz em sua coleção uma infinidade de inspirações, que caminham entre o filme “Bacurau” e a situação política do País. ‘’A coleção deste ano é carregada de muita resistência e a sensação de pertencimento ao lugar de origem, devido a vários encontros e referências da minha própria vida’’, comenta Iana Merisse, nome à frente da @mevestemerisse. Body, hot pants, saia, top, short: tudo é possível para a Merisse, que traz, inclusive, em sua essência, a bandeira do empoderamento feminino. “É importante o que a roupa reforça sobre os nossos conceitos e sobre a bandeira que levantamos, e é durante o Carnaval que a liberdade de vestir o que quisermos e como quisermos é ressaltado, ainda mais para as mulheres’’.






