Gravadora gera revolta no Japão ao anunciar CD de cantora morta com nudes como 'bônus'
Considerada 'rainha das baladas' no país, Aki Yashiro morreu aos 73 anos em 2023
Leia também
• Criança de 7 anos morre após comer ovo de Páscoa; suspeita é de envenenamento
• Larissa Manoela ganha direito de extinguir contrato com gravadora feito pelos pais; entenda briga
• Morre Dom Angélico Bernardino, bispo que casou Lula e Janja
Uma gravadora japonesa está enfrentando uma reação negativa após anunciar que lançaria um CD de uma cantora falecida que incluiria fotos dela nua, tiradas em particular.
O governador da região de Kumamoto, no sul do Japão, de onde era natural a cantora Aki Yashiro, criticou a decisão como um ato "imperdoável" em uma publicação em seu blog.
O CD deve ser lançado na segunda-feira pela gravadora, que anunciou que o produto apresentará duas fotos nuas de Yashiro, que morreu em 2023 aos 73 anos, como um "recurso bônus".
A empresa afirmou que as fotos foram tiradas pelo então parceiro dela quando ela tinha cerca de 20 anos.
"Se isso não é pornografia de vingança, o que é?", escreveu o governador de Kumamoto, Takashi Kimura, em uma publicação em seu blog, referindo-se ao ato de compartilhar imagens íntimas sem o consentimento da pessoa.
Makoto Ono, representante da empresa que administra o site de Yashiro, também se manifestou contra a medida.
“O anúncio (da divulgação das fotos nuas) é um evento extremamente desagradável e absolutamente inaceitável”, disse Ono em um comunicado à imprensa esta semana.
A empresa de Ono enviou uma carta à gravadora em março, por meio de canais legais, exigindo o cancelamento da divulgação, mas nenhuma resposta foi recebida, afirmou a empresa.
A gravadora, sediada na região de Kagoshima, informou à mídia japonesa que detém os direitos de propriedade sobre as fotos em que a cantora aparece nua.
Usuários de redes sociais no Japão condenaram a empresa com a hashtag “Proteja a dignidade de Aki Yashiro”. Uma petição online pedindo o cancelamento recebeu mais de sete mil assinaturas.
“Fotos nuas sendo publicadas sem permissão após a morte... Essa coisa terrível não deve acontecer”, escreveu um usuário na plataforma X.
Yashiro, que estreou no Japão na década de 1970, é um nome conhecido como a rainha do enka — um gênero musical japonês. Ela também era cantora de jazz e descrita como "rainha das baladas".
Yashiro fez uma aparição especial em um show no Japão da estrela pop francesa Sylvie Vartan em 2018.

