Qui, 25 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Jambu - rejuvenescedor natural

Jambu é rejuvenescedor e afrodisíaco natural. As flores podem ser usadas para aliviar dores de dentes

JambúJambú - Foto: Simone Miranda

Como sempre, por ter amor as plantas, mas não domino sobre o tema, eu busco apoio com os amigos e os profissionais que encontro no percurso da minha vida. Assim, após fazer a divulgação do curso de Simone Miranda (Agrônoma com especialidade em Agroecologia) na Agenda Holística que é publicada nas segundas-feiras e no mais tardar, nas terças-feiras; eu a convidei para fazer parte como colaboradora da coluna Holística Vida Verde (publicada nas quartas-feiras).

SUGERIMOS QUE LEIA:
Agenda Holística a partir da 16ª semana de 2018
Plantas – filhas de Gaia

Aí vem a segunda etapa. Qual será a planta para nossa horta (que ainda não foi concluída)?. Simone sugeriu Jambu. Eu fiquei confusa, o jambo? Erva? Ela explicou que é uma erva mais conhecida na região Norte do Brasil, e mais uma vez estou aqui para aprender também junto com você.

Eu fui fazer a minha pesquisa e li que o jambu é um rejuvenescedor natural. Liguei para Simone. Ela confirmou e ainda disse que é afrodisíaco natural também. Falei: - Uau, diferente do coentro.

Então, vamos conhecer uma planta mais comum ao Norte do nosso imenso Brasil, o Sr. Jambú apresentado por Simone Miranda.

“O Jambu é uma hortaliça nativa da região amazônica, sendo bastante consumida na gastronomia regional para preparo de pratos típicos, como Tucupi e Tacacá, além de receitas com peixes.Porém não é somente na culinária que o Jambu ganha destaque, pois apresenta excelentes qualidades medicinais. Conhecido também por outros nomes populares, como Agrião do Pará ou Agrião do Norte, seu nome científico é Acmella oleracea. Menos comum nas outras regiões do País, é considerado uma ‘Planta Alimentícia Não Convencional’ (PANC). Contudo, adaptada a climas quentes e úmidos, seu cultivo tem aumentado entre nós.

Planta herbácea que produz belas flores amarelas comestíveis, de sabor forte e com efeito anestésico local, devido à presença da substância espilantol. Por conta disso, as flores podem ser usadas para aliviar dores de dentes. E o extrato das folhas é utilizado como anestesia por dentistas.
Outras propriedades medicinais do Jambu: anti-inflamatório; o extrato é utilizado para tratamento de aftas; protetor estomacal; antitérmico, ação diurética; eleva a atividade do sistema imunológico e estimulante da produção de colágeno na pele, por isso mesmo utilizado na fabricação de cremes faciais.

Seus ramos, folhas e flores podem ser consumidos crus em saladas e em pratos cozidos, refogados ou assados, como por exemplo, em pizzas.

Cultivo
Além de ser cultivado como hortaliça, o jambú também é cultivado como planta ornamental em jardins. O jambu também pode ser cultivado facilmente em vasos de tamanho médio ou grande, no mínimo 20cm de largura x 20cm de altura.

Clima
O jambú é uma hortaliça que prefere clima quente e úmido. Temperaturas abaixo de 15°C prejudicam a planta, sendo que o ideal são temperaturas acima de 26°C. Pode ser cultivado o ano todo em regiões de clima quente.

Luminosidade
Esta planta pode ser cultivada com iluminação solar direta ou em sombra parcial, desde que haja uma boa luminosidade.

Solo
Cultive em solo bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica.

Irrigação
Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.

Plantio
O plantio é feito por sementes ou por ramos. Semeie no local definitivo da horta ou em sementeiras e outros recipientes, transplantando quando as mudas tiverem tamanho suficiente para serem manuseadas (com cerca de um mês). Cada flor irá produzir muitas sementes, o que garantirá a continuação do cultivo.

Colheita
A colheita dos ramos pode ser feita em qualquer momento durante o ciclo de vida das plantas, que se tornam bem desenvolvido de 45 a 50 dias após a semeadura. Retire ramos, folhas e flores individualmente quando necessário ou colha semanalmente parte dos ramos, sem colher demais para não enfraquecer as plantas.”

As plantas podem ser uma grande aliada na alimentação de maneira saudável, algumas podem até ser cultivadas em espaços pequenos e com pouca luminosidade. Dessa maneira, você pode cultivar pequena horta na sua casa ou no seu ambiente de trabalho. A tranquilidade que o contato com natureza fará ao seu bem estar, pode ter certeza, não tem preço.

Milhões de beijos iluminados,

Profissionais que contribuem com a coluna Holística Vida Verde (agradeço por sempre tirarem minhas dúvidas e contribuírem com os seus textos sempre que solicitados):

Anamaria Pereira – Agrônoma e Doutora em Horticultura – Petrolina-PE.Contato: (87) 99925.1890 (Tim e WhatsApp) – E-mail: [email protected].

Simone Miranda - Agrônoma especialista em Agroecologia – Recife-Pe. WhatsApp: 99769-5236 - Email: [email protected]r - Facebook: https://www.facebook.com/melihortas/

Tiago Franca – Técnico Ambiental e Gestor Administrativo – Chapecó-SC. Contatos: (49) 99988.8301 (Tim e WhatsApp) – E-mail: [email protected].

* Mariomar Teixeira - Numeróloga & Consultora: de Feng Shui, de 4 Pilares e de Zi Wei Dou Shu. Contatos: (81) 99807.4568 - Tim e WhatsApp / (81) 99100.9617 (Claro) – E-mail: [email protected].

Formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997.

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Newsletter