Jussara Salazar lança livro inspirado nas rendeiras do Agreste
“FIA” busca a expressão do universo cotidiano e feminino da renda
Jussara Salazar lança nesta quarta-feira (21), seu novo livro de poesias, “FIA”, que retrata a vida de mulheres rendeiras do município de Poção, no Agreste do Estado. Durante o evento, a autora autografará exemplares editados pelo Selo Demônio Negro de São Paulo.
Para criar a obra, realizada com apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), a poeta e artista visual pesquisou o universo de um grupo de mulheres do povoado de Gravatá dos Gomes, no município de Poção, conhecido principalmente pela produção da renda renascença.
A partir de viagens ao povoado, Jussara entrou em contato com as rendeiras em seu dia a dia. Para ela, não se tratava de escrever um livro sobre a renda renascença, mas sim de pensar poemas a partir da convivência com mulheres em seu próprio ambiente de trabalho.
Foi no chão batido das casas de Gravatá dos Gomes, que autora construiu as bases para o conjunto de poemas que compõe “FIA” buscando a expressão de valores do feminino e do cotidiano das mulheres. Segundo Jussara, o livro não se trata de uma construção estética por si só, mas principalmente do entrelaçamento de histórias e da realidade muitas vezes contraditória das artesãs que habitam o semiárido pernambucano.
Jussara Salazar é poeta e artista visual. Publicou “Inscritos da casa de Alice” (1999), “Baobá, poemas de Leticia Volpi”, (2002), “Natália” (2004), “Coraurissonoros” (Buenos Aires, 2008), “Carpideiras” (2011) com a Bolsa Funarte, ficando entre os 20 finalistas do Prêmio Portugal Telecom na edição de 2012, e O gato de porcelana, o peixe de cera e as coníferas” (2014).
Tem sua obra publicada em diversas revistas e traduzida para o inglês, o espanhol e o alemão. É doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/São Paulo e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná.
O livro “FIA” foi editado em São Paulo por Vanderley Mendonça em seu Selo Demônio Negro, conhecido pelo importante trabalho de edição de livros artesanais em tipografia.

