Qua, 24 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Marina Lima alerta sobre a realidade do Brasil em novo disco

Cantora Marina Lima lançou "Novas Famílias", pela gravadora Pommelo, o 21º álbum de sua carreira. Trabalho traz forte mensagem política e fala das novas configurações familiares

"Não dá para ignorar a realidade do Brasil. Então, decidi falar", comenta Marina Lima"Não dá para ignorar a realidade do Brasil. Então, decidi falar", comenta Marina Lima - Foto: Rogério Cavalcanti/Divulgação

Ao invés de se acomodar - como fazem vários artistas brasileiros que possuem décadas de carreira - Marina Lima surge com o afiado e interessante "Novas Famílias", trazendo nele uma voz firme e potente, calejada pelos diversos problemas que sofreu no decorrer dos anos, incluindo uma lesão nas cordas vocais após erro médico. Aos 62 anos, Marina se apresenta atual ao chamar para o disco nomes jovens da cena pop brasileira contemporânea, como Dustan Gallas - coprodutor do álbum e integrante da banda Cidadão Instigado -, o cantor Silva e Letícia Novaes, que em 2017 lançou o bem-sucedido projeto Letrux e seu "Letrux em Noite de Climão".

"Não dá para ignorar a realidade do Brasil. Então, decidi falar", comenta a cantora, em entrevista por telefone. E, aqui, há espaço para diversos gêneros, bem utilizados, principalmente, em críticas e indiretas. "Climática" possui uma sonoridade de samba; "Mãe Gentil", com Letrux, traz um som eletrônico pesado; "É Sexy É Gostoso" e "Do Mercosul" remetem aos trabalhos que Marina realizava no início de sua carreira, no final da década de 1970. "Não gosto de 'música pura'. Gosto do pop, da mistura. Não à toa, chamei Letrux, que tenho como uma filha, para participar deste trabalho", admite Marina.

O grande diferencial de "Novas Famílias" é a mensagem política que carrega. Marina Lima acerta em nomear seu 21º disco remetendo às novas configurações familiares, como o casamento igualitário, entre pessoas do mesmo sexo, permitido no Brasil em 2011. O primeiro single lançado, "Só os Coxinhas", é puro deboche. A cantora convida os "coxinhas" - não importando em qual espectro ideológico eles se encontrem, embora seja uma alfinetada em quem vota nos políticos de direita - para uma festa que não fica clara qual é. O álbum é encerrado com a faixa bônus "Pra Começar", originalmente escrita em 1985, jamais gravada em estúdio, e que merecia uma versão melhor trabalhada.

Leia também:
#Cazuza60anos - Relembre a história e as músicas do poeta do rock nacional
Banda Sage Act segue firme em seu propósito musical
Consumo de música na internet muda a forma de distribuição e lançamento de novos discos


Embora ainda não tenha nenhum show confirmado no Recife, Marina Lima não esconde o desejo de retornar à capital pernambucana. "Alguns dos maiores shows da minha carreira foram aí. Amo o Recife, a qual considero uma cidade extremamente musical, esperta e politizada".

Contando com apenas nove faixas, "Novas Famílias" é uma grata surpresa. Marina Lima destaca a coragem que sempre carregou em sua história neste novo projeto, apontando, desdenhando e alertando sobre a atual realidade do Brasil.

Serviço:

"Novas Famílias", disco de Marina Lima
Gravadora: Pommelo
Preço médio: R$ 19,90, também disponível nas plataformas digitais

Veja também

Newsletter