Mix de folhas: rúcula + alface
Ótima opção para quem tem pequenos espaços para a horta ou para quem quer maior diversidade de folhas na salada. No prato aliam-se as propriedades medicinais de ambas
Com este texto, cremos que uma horta básica foi montada (e concluída) para espaços pequenos, tanto quanto para espaços grandes.
Plantas – filhas de Gaia
Alegria na vida - alecrim
Sra. Tomilho, muito prazer!
Salsa – muito além da dança
O poderosíssimo Orégano
Coentro – o inibidor natural
Jambu - rejuvenescedor natural
Cebolinha – rica e discreta
Manjericão – sagrado e símbolo do amor e da coragem
Hortelã – calmo frescor
Simone Miranda sugeriu o mix de folhas. Eu particularmente amo as duas folhagens, principalmente a rúcula. Só gosto de comer alface à noite ou nos dias em que após o consumo posso deitar, pois a alface é um verdadeiro sonífero para mim. O cosmetologia faz uso da alface para rejuvenescimento. Para pessoas ansiosas não existe dica melhor: alface.
A rúcula é excelente para gengiva, além de outras propriedades que Simone Miranda apresenta abaixo:
“Rúcula com alface, da horta para a mesa. Essas duas hortaliças,que no mesmo prato combinam muito bem, também podem ser cultivadas juntas em um mesmo vaso. Ótima opção para quem tem pequenos espaços para a horta ou para quem quer maior diversidade de folhas na salada. No prato aliam-se as propriedades medicinais de ambas.
A alface (Lactuca sativa) pertence à família das compostas, a mesma família das margaridas e girassóis. Existem inúmeras variedades de alfaces, com folhas de formas, tamanhos, cores e texturas distintas. É alface roxa, alface lisa, alface crespa, alface americana, tem alface para todos os gostos!
As folhas de alface são fontes de vitaminas C, A, B3 e K, ricas em sais minerais como Ferro, Potássio, Cálcio, além de fibras. Com tal composição, o consumo diário de alface auxilia o corpo a fortalecer o sistema imunológico; melhorar a saúde dos olhos; diminuir o colesterol;diminuir cãibras; favorecer o trânsito intestinal; prevenir anemia e fortalecer os ossos. A alface também ajuda para uma boa noite de sono, já que contém um composto chamado letucarium, que trata a insônia.
A rúcula (Eruca sativa) pertence à família das brassicas, a mesma da couve, brócolis, couve-flor e mostarda. Do mesmo modo que a alface, a rúcula apresenta variedades diferentes. As principais variedades comercializadas por aqui são a ‘folha larga’ e a ‘cultivada’.
As propriedades medicinais da rúcula também são várias, pois suas folhas são fontes de ácido fólico, vitamina A, vitamina K, vitaminas do complexo B. As propriedades de cada um desses sais minerais presentes na folha da rúcula fazem desta hortaliça um importante aliado para a saúde. São qualidades da ingestão diária de rúcula: traz benefícios para as grávidas, auxilia em doenças pulmonares, previne a doença de Alzheimer, auxiliam em todas as atividades celulares, incluindo produção de energia. A rúcula tem uma substância chamada folato, que melhora a função cognitiva.
As variedades de alface e de rúcula apresentam diferentes exigências climáticas para seu bom desenvolvimento. Portanto, para nosso clima procurar aquelas que melhor toleram temperaturas elevadas, isto vale para a alface e para a rúcula. Encontramos facilmente sementes dessas hortaliças em envelopes no comércio. Na embalagem tem a indicação de qual variedade e clima ideal, podem se orientar por aí na escolha da variedade. É muito importante e possível adquirir estas sementes sem agrotóxicos.
Uma vez com as sementes, pegue um vaso de dimensões mínimas de 30cm x 30 cm (altura x largura). Para fazer a drenagem, coloque brita (ou caco de telha, ou cascalho, ou argila expandida) cobrindo o fundo do vaso e por cima forre com a manta de bibim (ou TNT, mais fácil de encontrar). Em seguida prepare a terra com adubo orgânico, como húmus de minhoca, usando 3 partes de terra preta e 1 de húmus. Encha o vaso deixando uns dois dedos de espaço até a borda. Antes de semear, misture as sementes das alfaces (faça com diferentes variedades, roxa, lisa etc) e da rúcula. Após isso, coloque as sementes sobre a terra, espalhando-as uniformemente sobre toda superfície do vaso e cubra com uma camada fina da terra que preparou. Coloque o vaso em um local ensolarado, com pelo menos 4 horas de luz de sol por dia. Assim as pequenas plântulas se desenvolverão formando um buquê de folhas comestíveis, sua salada.
Dentro de um mês as folhas podem ser colhidas e degustadas bem tenras (‘baby leaf’). Caso tenha espaço suficiente, prepare um vaso destes por semana, para garantir uma colheita continua. E bom apetite!”
Ter pequena horta em casa é saudável por ter em mãos ervas e folhas sem produtos químicos no seu plantio e com baixo custo para consumo. Inclui que nessa pequena horta tem o melhor elemento ao preparar o alimento para nós e/ou para os nossos entes queridos: carinho.
Profissionais que contribuem com a coluna Holística Vida Verde (agradeço por sempre tirarem minhas dúvidas e contribuírem com os seus textos sempre que solicitados):
Anamaria Pereira – Agrônoma e Doutora em Horticultura – Petrolina-PE.Contato: (87) 99925.1890 (Tim e WhatsApp) – E-mail: [email protected].
Simone Miranda - Agrônoma especialista em Agroecologia – Recife-Pe. WhatsApp: 99769-5236 - Email: [email protected] - Facebook: https://www.facebook.com/melihortas/
Tiago Franca – Técnico Ambiental e Gestor Administrativo – Chapecó-SC. Contatos: (49) 99988.8301 (Tim e WhatsApp) – E-mail: [email protected].
Milhões de beijos iluminados,
Mariomar Teixeira - Numeróloga & Consultora: de Feng Shui, de 4 Pilares e de Zi Wei Dou Shu. Contatos: (81) 99807.4568 - Tim e WhatsApp / (81) 99100.9617 (Claro) – E-mail: [email protected] - Instagram: @mariomar_teixeira
Perfil
Mariomar Teixeira é formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997.
* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

