Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
LUTO

Morre Sue Johanson, aos 93 anos, educadora sexual que apresentou programa de TV no Brasil

Enfermeira canadense fez sucesso com atração veiculada pelo cana GNT, e era conhecida popularmente como a 'vovó que falava de sexo na TV'

Sue JohansonSue Johanson - Foto: Reprodução/ Internet

Morreu, nesta quinta-feira (29), aos 93 anos, a educadora sexual Sue Johanson. Ícone da TV na década de 1990, a enfermeira canadense ficou conhecida por apresentar um programa em que discorria abertamente sobre sexo com jovens e adultos. No Brasil, a atração "Talk sex" ("Falando de sexo", como era conhecida por aqui) foi veiculada pelo canal GNT nos anos 2000.

A informação foi divulgada por um representante da CBC News, nesta manhã. De acordo com o comunicado compartilhado com a imprensa, a enfermeira morreu numa casa de repouso, em Thornhill, em Ontário, ao norte de Toronto, cercada por sua família.

Natural de Toronto, Sue Johanson começou a carreira como enfermeira, recebendo seu treinamento em Winnipeg. Durante a década de 1970, ela abriu uma clínica de controle de natalidade, na escola de sua filha Jane, e a administrou o estabelecimento por quase duas décadas.

Em 1984, ela estreou o programa "Sunday Night Sex Show", numa rádio local de Toronto, e com uma versão para televisão, por meio da emissora W Network, entre 1996 e 2005. Nos EUA, o programa "Talk sex" — derivação dessas outras atrações — foi lançado em 2002 e permaneceu no ar até 2008, sendo vendido para dezenas de países, como o Brasil.

Veja também

Newsletter