Morte de drag queen de 25 anos durante apresentação nos EUA foi por causas naturais
Segundo o escritório de medicina legal da Filadélfia, Valencia Prime morreu em razão de aterosclerose, quando há acúmulo de placas de gordura no interior das artérias
O escritório de medicina legal da Filadélfia, no estado americano da Pensilvânia, revelou a causa da morte da drag queen Valencia Prime, de 25 anos, que desmaiou de repente durante uma apresentação no Tabu Lounge and Sports Bar no último dia 12, impressionando a plateia, seus amigos e parentes. Segundo a emissora ABC, a artista sofria de uma doença cardiovascular chamada aterosclerose, de forma sua morte foi classificada como decorrente de causas naturais.
A mãe de Valencia, Christiana Marcus-McRae, demonstrou sua incredulidade diante do episódio em uma postagem de rede social.
"25 anos atrás, 2 de abril às 19h58, dei à luz meu segundo filho e hoje estou fazendo os preparativos para o funeral…", afirmou.
Em comunicado, o bar lamentou "a perda de uma estrela muito brilhante e em ascensão na comunidade artística e uma pessoa que sempre foi cheia de amor e positividade. Dizemos adeus ao Valencia Prime, mas não vamos esquecer a luz que você trouxe para o palco", completou.
Leia também
• Viola Davis visita a quadra da Mangueira, no Rio; veja vídeo
• Parada da Diversidade do Recife: luta é por respeito à população LGBTQIA+
• Lil Nas X é o novo presidente de League Of Legends; entenda
De acordo com o Ministério da Saúde, a aterosclerose ocorre quando há acúmulo de placas de gordura no interior das artérias, provocando seu estreitamento e reduzindo o fluxo sanguíneo de órgãos vitais como o coração, o cérebro, os intestinos, os braços e as pernas. A formação de coágulos sanguíneos podem causar graves complicações de saúde, como derrame e ataque cardíaco.
Essa doença pode ter como causa uma alimentação rica em gordura e pobre em vegetais, sedentarismo, hábito de fumar, diabetes, hipertensão arterial e colesterol elevado. Por isso, o tratamento envolve mudança de estilo de vida, por meio da prática de exercícios físicos, controle da alimentação e uso de medicamentos. Em casos mais graves, pode ser indicada cirurgia.
No caso de Valencia Prime, mulher transgênero, sua morte chocou a comunidade LGBTQIAP+ na Filadélfia e repercutiu na web com diversas mensagens de luto. Ela se autodenominava "a diva da dança plus size da Filadélfia" e seu show era chamado Prime Time, que significa algo como "horário nobre".
— Eu me diverti muito trabalhando com Valencia e realmente sentirei falta dela — disse Timaree Leigh, educadora sexual e performer burlesca, à NBC News. — Ela era talentosa, divertida, gentil e trazia uma energia muito boa. Sua perda é devastadora para toda uma cena de pessoas que ela influenciou e inspirou. Esta comunidade sofreu muitas perdas nos últimos anos. Valencia Prime era um talento e uma pessoa encantadora. Descanse no poder, querida.
A drag queen Aloe Vera, nome artístico de Anthony Veltre, foi outra pessoa a se manifestar sobre o ocorrido.
— Você é e sempre será minha luz. Eu gostaria de saber como continuar sem você. Eu gostaria de saber como inspirar outros que estão sofrendo agora… mas um pedaço da minha alma foi tirado de mim e estou lutando para me levantar do chão sem você. Eu te amo com tudo em meu coração Valencia. Descanse no poder — disse Aloe Vera, que costumava se apresentar com Valencia Prime.
Uma vaquinha online no site GoFundMe arrecadou mais de US$ 11 mil para ajudar a família de Valencia com os custos do funeral.

