Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Mundo Mineral: curador, belo e poderoso

O tratamento com cristais é do conhecimento e usado desde o antigo Egito, antiga Grécia, Índia e China. A colunista sugere a leitura do e-book sobre cristais do autor Edgar Martins, que pode ser adquirido gratuitamente.

kit de pedra para chakras - Espaço Salus Boa Viagem - Foto Itamárciokit de pedra para chakras - Espaço Salus Boa Viagem - Foto Itamárcio - Fotografia de Itamárcio do Esapço Salus

Espero que após a leitura dessa coluna, o seu olhar sobre qualquer pedrinha no seu caminho seja visto de outra maneira.

O foco deste texto será sobre o efeito das pedras e cristais como tratamento e cura do indivíduo e do ambiente. Sobre as composições geológicas e químicas dos minerais existem várias literaturas acessíveis para os que querem se aprofundar e que o Brasil é muito rico. Em Recife, sugiro uma visita programada no Museu de Minerais e Rocha do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - o atendimento e a simpatia são maravilhosos.

Muitas vezes temos atração por uma pedra, e não entendemos na nossa mínima lógica o que se passa - falam que na verdade é a vibração da pedra lhe chamando. A pedra é sólida, faz parte do nosso chão e que fica à nossa busca de equilíbrio.

No tratamento terapêutico pode ser encontrado registro no Antigo Egito, Antiga Grécia, na Índia e na China.

Eu uso e indico pedras/cristais após avaliar cada situação. No final do artigo, cito resumidamente sobre algumas delas.

Teve um período que usei rubi (inspira sabedoria espiritual, conhecimento, tranquilidade e orientação de formas para prosperar). Saí dessa fase. Há muito tempo uso a pedra sodalita (estimula a sabedoria; acalma as energias agressivas, harmonizando-as; elimina o medo; limpa e estabiliza a mente; fortalece o sistema linfático e o metabolismo). Alguns momentos uso: ametista (excelente para ativar a conexão espiritual e intuição. Bom para tratamento de vício, principalmente o alcoolismo), turquesa (traz o equilíbrio emocional. Fortalece e alinha todos os chakras), pedra do sol (ativa o nosso sol interior, aumenta a vitalidade, encoraja a independência e a originalidade) e olho de tigre (estimula a praticidade, otimismo, coragem para aceitar as mudanças e protege de energia negativa).

É interessante pôr em cada canto da casa o cristal quartzo rosa (equilibra a energia do ambiente, liberando energia de tolerância e paciência), principalmente nos banheiros (só não indico cristais para os vasos sanitários colocados no Nordeste e no Noroeste – pois não precisam de cura) 

Leia também:
Feng Shui (Escola da Bússola) e o Espelho


Quando eu desfrutava de mais tempo, usava para relaxar os cristais nos sete principais chakras (ou chacra – vem do sânscrito e são centros de energia em forma de círculo), que eram:

1 – básico (sua cor é vermelha) – turmalina preta (ou jaspe vermelho);

2 – sacro (sua cor é laranja) – jaspe (ou cornalina);

3 – plexo solar (sua cor é amarela) – citrino (ou olho de tigre);

4 – cardíaco (sua cor é verde) – quartzo rosa ou quartzo verde,

5 – laríngeo (sua cor é azul claro) - água marinha ou ágata azul rendada;

6 – frontal (sua cor é azul escuro) – sodalita ou ametista; e

7 – coronário (sua cor é violeta) – quartzo transparente ou pedra do sol.

Pode ser usado cristais que trabalhem os chakras em questão, ou utilizar a cor da pedra como tratamento.

A sensação de bem-estar é maravilhosa. O relaxamento é incrível. E ficava no mínimo 30 minutos, pois os meus filhos eram pequenos e não me deixavam quieta.

Atualmente, quando vou fazer consultoria nas residências e vejo que os seus moradores não têm plantas e nem animais, sempre sugiro cristais por eles absolverem as energias densas do ambiente.

Estou encontrando casos de crianças muito inquietas e/ou com Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) e é preocupante quando afeta a vida escolar, que consequentemente acontece. É importante ser tratado com o acompanhamento de neurologista, fonoaudiólogo e psicólogo (se possível, é interessante fazer os três juntos).

No caso de TDA, sugiro aos pais que coloquem um cristal em cada canto do quarto (de preferência longe do alcance da criança), que são: ametista, quartzo rosa, quartzo verde e turmalina preta. Elas ficarão mais tranquilas e com tendência de melhorar a concentração, após 60 dias da presença dos cristais no ambiente. Limpar os cristais uma vez por mês.

Porém, o maior dilema que existe sobre cristal/pedra é a forma de limpar. Gosto de ações simples e efetivas. Se eles fazem parte da natureza, devem ser tratados assim. Então indico lavar e deixar o cristal exposto ao sol e a lua, no mínimo por 24 horas.

Quando um motorista sofre ou bate muito um carro, recomendo colocar no interior do veículo os seguintes cristais: ametista, quartzo rosa e turmalina preta.

Os cristais e pedras são lindos e podem ser usados como adorno e objeto de decoração. Eles funcionam como um amplificador de energia e de curador do ambiente. Trate-os com carinho, pois eles são um dos mais fortes aliados que você consegue ter ao seu lado.

Milhões de beijos iluminados,

Significado resumido de alguns cristais/pedras e quartzos:

Ágata Azul – Pedra que Desperta – Ativa a autoestima e desbloqueios no laríngeo.

Ágata Rosa – Pedra da Sorte – Favorece o equilíbrio físico, harmoniza e fortifica o corpo e a mente. Por fortalecer a autoestima, protege a pessoa e estimula a direção na vida.

Ágata Verde – Pedra da Sorte, da beleza, da harmonia e da fertilidade, ajuda o sistema digestivo. Dá autoconfiança.

Ágata Vermelha – Pedra da Autoconfiança - Purifica o Organismo e ilumina a mente. Tem função energética.

Água-marinha – Pedra dos místicos de alma pura, bom para os olhos. Quem a possui torna-se jovem, corajoso. Alivia problemas com a garganta.

Amazonita – Pedra da alegria - Exerce influência na obtenção de sucesso, desperta a criatividade, amplia o poder do pensamento, acalma o sistema nervoso.

Ametista – Pedra da transmutação – Alivia o stress, os medos e ajuda a dormir. Excelente para ser usado em tratamento contra vícios.

Calcedônia – Ajuda na reflexão, tornando as pessoas positivas, alivia sonhos ruins. Absorve e dissipa energia negativa.

Calcita – Pedra da Paz - Amplia a memória, aguça a mente. Alivia as tensões e reduz o stress.

Citrino – Pedra da Fortuna e do Equilíbrio Físico-Mental. Atrai Riqueza. Elimina o medo e a angústia. Pedra indicada para negócios por clarear os melhores caminhos para favorecer o negócio.

Coral – Utilizada no pescoço, protege contra mau-olhado e quaisquer energias negativas.

Crisocola – Favorece equilíbrio emocional. Alivia a tristeza e a raiva, a hipertensão e o stress devido ao medo ou a culpa.

Crisoprásio – Estimula a pessoa se aceitar e melhor sua autoestima.

Cristal – Pedra da energia - equilíbrio e harmonia. Age como purificador. Desbloqueia os chakras. Harmoniza o ambiente.

Esmeralda – Ajuda a desenvolver um belo corpo. Equilibra e cura, normaliza a pressão arterial. Boa para infecções oculares, seu uso favorece a aquisição de abundância e riqueza.

Fluorita – Pedra poderosa especialmente em nível psíquico. Serve como desbloqueio de energias, limpeza da aura, alivia o stress. Fortalece os tecidos ósseos.

Granada – Útil no tratamento de diversos distúrbios hormonais ou infecções, levada no corpo, revigora o espírito e comunica beleza e alegria à personalidade.

Hematita – Pedra da Proteção - protege contra baixas de energia e autoestima. É eficaz na regeneração dos tecidos.

Jaspe – Pedra da Saúde – estimula a cura de muitas doenças. Representa o Elemento Terra.

Kunzita – Equilíbrio emocional. Boa para quebrar velhos hábitos ou comportamentos e desenvolve autodisciplina e atrai amigos. Equilibra o sistema cardiovascular e é útil na regeneração dos tecidos.

Lápis-Lazuli – É uma pedra de contemplação e meditação. Tem propriedade de cura e purificação. Atrai a mente para o interior a procura de sua própria fonte de poder.

Malakita – Absorve energia. Se aplicada nas áreas doentes ou doloridas pode extrair a energia negativa e trazer à tona as causas que provocam o mal-estar. Restaura a respiração.

Obsidiana – Pedra do Aventureiro e da Nova Era - estimula o desejo de viajar e de ver novos horizontes. Ajuda a esquecer amores.

Olho de Gato – Constrói força mental, de vontade, coragem, vigor, autoconfiança, inteligência e conhecimento. Dá estabilidade e habilidade para superar os obstáculos.

Olho de Tigre – Pedra da luz - confiança e energia. Previne contra o mau-olhado, representa a energia masculina. Boa para asma.

Ônix – Pedra do poder e da autoconfiança - faz bem aos ossos e dentes. Equilibra o corpo e a mente. Clareia a mente.

Pedra da Lua – Equilíbrio das emoções - Dá inspiração, melhora a intuição. Absorve energia da lua, acalma a mente e nos protege. Ajuda o homem a atrair o sexo oposto e são úteis às mulheres na época do ciclo menstrual. Auxilia no equilíbrio físico.

Pedra do Sol – É a pedra relacionada à sexualidade. Mantém o equilíbrio harmonioso entre o casal. Dá ao usuário uma aura de sensualidade atraente. Clareia as ideias e as tomadas de decisões.

Pirita – Pedra da Inspiração - Melhora a capacidade mental. Atrai dinheiro para quem a usa. Traz felicidade e sorte.

Quartzo Rosa – Pedra do Amor - É bom para o coração e o sistema circulatório. Estimula o desenvolvimento do amor próprio, fortalecendo a autoestima e a tomar as decisões com clareza.

Quartzo Verde – Pedra da Energia - Autoconfiança e cura. Protege a saúde e acelera a cura de várias doenças, principalmente oriundas de fatores emocionais como culpa, mágoa e raiva.

Rodinita – Coloca em ação o potencial de uma pessoa. Restaura a energia física, após traumas ou choques emocionais. Alivia a ansiedade e cansaço mental, promove calma e autovalorização.

Rutilado – Boa para pessoas que têm problemas e dificuldade em tomar decisões. Promove autoconfiança, força de vontade. Estando também associada à felicidade e cura em geral.

Sodalita – Pedra da Sabedoria - Coragem e razão. Fortalece o metabolismo e o sistema linfático. Acalma e purifica a mente.

Turmalina preta – Desvia as energias negativas, deve ser carregada ou aplicada quando se vai à ambientes negativos. Neutraliza a raiva, ressentimento, inveja. O uso dela lhe revela como plantar na mente das pessoas a semente de conscientização.

Turquesa – Clareza na comunicação. Expressão emocional equilibrada. Ajuda na intuição, proporciona sensação de bem-estar e transmite alegria e força. Usada na meditação.

Sugestão de local de curso sobre pedras e cristais:

Espaço Salus – Av. Eng. Domingos Ferreira, 1486 - 10 - Boa Viagem, Recife–PE. Telefone: (81) 3465-3672

Sugestões de Museus para visitar:

Recife-PE – Museu de minerais e rocha - Av. Prof. Moraes Rego, Cidade Universitária - Centro de Tecnologia e Geociências - CTG 1 andar, Recife-PE. Contato: (81) 2126. 8719

Belo Horizonte-MG – Museu de Minerologia - Avenida Bias Fortes 50, Funcionários - Belo Horizonte-MG. Contato: (31) 3271.3415.

Gramado-RS – Av. das Hortênsias, 3570 - Centro - Vila Suíça, Gramado – RS. Contato: (54) 3286.3775.

Sugestões de livros:

Hall, Judy. Bíblia dos cristais. São Paulo: Pensamento. 2010.

Hall, Judy. Conhecimento prático com cristais. São Paulo: Pensamento. 2013.

(GRATUITO) Martins, Edgar. Ebook - A era dos cristais 2017 – Escola Flor da Vida. https://www.facebook.com/edgarmartinsescolaflordavida/posts/1470938402948138:0
Pearl, Richard M. Rocks and Minerals. New York. Barnes & Noble. 1967.

* Mariomar Teixeira é formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997. Palestrante das Tintas Iquine sobre Feng Shui e Cores de 2000/2006, 2014/2015. Atualmente é palestrante das Tintas Coral.

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Newsletter