Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Olinda comemora 20 anos do Samba de Coco de Umbigada de Mãe Beth de Oxum

Festa que ocorre neste sábado (2) conta com a apresentação de vários grupos convidados e não tem hora para acabar

Coco de Mãe Beth de Oxum reúne mensalmente quase duas mil pessoasCoco de Mãe Beth de Oxum reúne mensalmente quase duas mil pessoas - Foto: Costa Neto/Divulgação

Olinda festeja neste sábado (2)  os 20 anos do Samba de Coco de Umbigada. Promovida pela família de Mãe Beth de Oxum e Quinho Caetés, no bairro do Guadalupe, a sambada vem garantindo a difusão do ritmo em Pernambuco. Mãe Beth já avisou que, com ou sem paralisação, o samba vai rolar até de madrugada.

Além dos donos do terreiro, o evento vai contar com a presença de Aurinha do Coco, Coco Irmãs Lopes, Dona Glorinha do Coco, Coco das Mulheres, Coco de Umbigada, Coco Mestre Zeca do Rolete, Coco Batuque das Morenas e Coco da Resistência.

Leia também:
Encontro de Coco reúne grupos de cultura popular na Torre Malakoff
Projeto 'Noite do Formigueiro' leva grupos de coco para Tracunhaém neste sábado
2º Festival Multicultural de Igarassu celebra 11 anos do grupo Rala Coco Maria

A festa resgata uma tradição familiar, a partir da ressignificação de um tambor de macaíba que pertencia à família de Quinho e representava a memória de seus antepassados.

A brincadeira acontece há duas décadas, a cada primeiro sábado do mês, mobilizando um público médio de até duas mil pessoas (entre coquistas, mestres da cultura popular, artistas, produtores culturais, educadores, gestores públicos, estudantes, turistas e comunidade em geral).



Serviço:
20 anos do Samba de Coco de Umbigada
Beco da Macaíba (Rua João de Lima, 42 Guadalupe, Olinda-PE)
Neste sábado (2), a partir das 19h
Entrada gratuita

Veja também

Newsletter