Onildo Almeida, parceiro de Luiz Gonzaga, é tema de webinário no Museu do Barro e no Cais do Sertão
Compositor da famosa "A Feira de Caruaru", Onildo, 93, participa de bate-papo, dentro da programação que celebra Dia Nacional do Forró e aniversário de Luiz Gonzaga
Ainda dentro das celebrações do aniversário do Rei do Baião – que, se vivo estivesse, teria completado 109 anos nesta segunda-feira (13) – e do Dia Nacional do Forró, comemorado na mesma data, o Museu do Barro de Caruaru e o Cais do Sertão promovem nesta quarta-feira (15), a partir das 19h, o webinário “Onildo Almeida, Amigo e Parceiro de Luiz Gonzaga”.
Com transmissão ao vivo pelo YouTube, simultaneamente nos canais da Secult-PE (www.youtube.com/SecultPE) e do Cais do Sertão (www.youtube.com/CaisdoSertão), o bate-papo contará com a participação do próprio Onildo Almeida que, caruaruense de 93 anos, que vai revisitar o seu baú de memórias e relembrar sua carreira de compositor, músico e poeta, e, em especial, sua parceria e amizade com o mestre Luiz Gonzaga. A conversa vai ser mediada por Amélia Campello, gestora do Museu do Barro de Caruaru, e por Maria Rosa Maia, gestora do Cais do Sertão.
Leia também
• Dia Nacional do Forró celebra também o "supergênero" como Patrimônio Cultural
• Forró é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil; Iphan votou por unanimidade
• Terezinha do Acordeon: 70 anos de uma vida dedicada ao forró
Onildo Almeida
Compositor, músico e poeta caruaruense, ainda adolescente Onildo ingressou em conjuntos musicais locais, mas foi na rádio que alcançou sucesso. Escreveu mais de 530 canções, dentre elas a famosa “A Feira de Caruaru”. Muitas de suas músicas foram gravadas por nomes como Gilberto Gil e Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
Crédito: Reprodução/InstagramGonzagão gravou a canção "A Feira de Caruaru" em 1957, cujo LP atingiu a marca de 100 mil cópias vendidas em apenas dois meses - um sucesso para os padrões da época, concedendo ao “Velho Lua” seu primeiro disco de ouro da carreira.
Em agosto deste 2021 Onildo de Almeida foi reconhecido pela UFPE como Doutor Honoris Causa, graças à sua contribuição para a cultura do país. A cerimônia de entrega do título aconteceu em Caruaru, no auditório do prédio de Medicina do Centro Acadêmico do Agreste (CAA).
Serviço
Live "Onildo Almeida, amigo e parceiro de Luiz Gonzaga"
Quarta-feira (15), às 19h
Transmissão ao vivo pelos canais: www.youtube.com/SecultPE | www.youtube.com/CaisdoSertão

