Otto fez tributo a Marcos Axé, que morreu neste domingo (19)
Percussionista faleceu aos 39 anos, após uma parada cardíaca, depois de ser atendido em emergência em Peixinhos
O cantor pernambucano Otto prestou homenagem ao percussionista Marcos Axé no show que realizou na noite deste domingo (19), no encerramento do Mimo Festival, em Olinda. Na apresentação, ele lembrou, bastante emocionado, do amigo, que o acompanhava como integrante de sua banda há mais de 20 anos.
"Ele morreu porque era negro e pobre. Nem em Peixinhos, nem no HR [Hospital da Restauração], alguém seria bem atendido na emergência à 4h da manhã", ressaltou Otto, lembrando que nesta segunda-feira (20) é celebrado o Dia da Consciência Negra, em tributo à morte de Zumbi dos Palmares. "Perdi meu maior guerreiro", destacou o cantor.
O cantor iniciou o show bradando “Salve Marcos Axé” e ressaltando que a música “perdeu uma das maiores contribuições artísticas humanas”. O músico Toca Ogan, da Nação Zumbi, foi quem realizou a participação especial para substitui-lo. A cena musical pernambucana perdeu o percussionista por volta das 5h30, depois de uma parada cardíaca.
Leia também:
Morre Marcos Axé, percussionista de Otto
Mimo Festival encerra programação gratuita com show de Otto em Olinda
Crítica: Otto retorna com som palatável em "Ottomatopeia"
Marcos Antônio Alves da Silva, 39 anos, iniciou a carreira na banda Lamento Negro, nos anos 1990. Juntamente com Chico Science, estava no bairro de Peixinhos na época, sendo capazes de tornar a comunidade conhecida pela música. Em nota divulgada na página da Prefeitura de Olinda (PMO) no Facebook, o prefeito, Professor Lupércio, decretou luto oficial durante três dias.
Marcos Axé, que se identificava pelo nome artístico Negrito Guapo, morava com a mãe em Peixinhos e deixa uma filha pequena. De acordo com a prima do músico, Creuza Silva, o local provável do velório será no Cemitério de Santo Amaro, hoje às 12h, e o enterro às 16h.
No início da tarde deste domingo (19), uma irmã de Marcos Axé esteve no Instituto de Medicina Legal (IML) para acompanhar o corpo. A necropsia do corpo está prevista para a manhã de hoje, com liberação do corpo em seguida. Ainda segundo o instituto, o percussionista foi atendido no Serviço de Pronto Atendimento (SPA), em Peixinhos, mas não resistiu.
* Com informações de Eduarda Barbosa e Emília Lucena

