Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Pontos turísticos em Pernambuco, estado tem atrações incríveis que merecem ser lembradas

Foto: Pixbay

Os pontos turísticos em Pernambuco são dignos de serem visitados por qualquer cidadão brasileiro, ao menos uma vez na vida. Muito mais do que praias exuberantes, o estado também tem igrejas construções históricas, eventos culturais, museus e outras atrações.

E quem pensa que esses pontos turísticos estão localizados apenas em Recife e seus arredores, se engana. Para o Alagoas Diário, há muitas coisas interessantes para ver, inclusive no sertão e cidades mais afastadas da capital pernambucana.

Acompanhe. 

Pontos turísticos em Pernambuco: sertão tem igreja submersa, museus e Natal Mágico 
De acordo com o Jornal Bahia, a cidade de Petrolândia no Sertão de Pernambuco tem uma atração irreverente, uma igreja parcialmente submersa. Mas, embora agora uma parte da sua construção seja visível, ela já esteve totalmente debaixo das águas por 26 anos.

Trata-se da Igreja Sagrado Coração que acabou inundada durante a construção da hidrelétrica Luiz Gonzaga. Atualmente é possível visitá-la de barco, navegando nas águas do rio São Francisco.

E quem gosta de museus não pode deixar de conferir o Museu do Cangaço na cidade de Triunfo, também no sertão pernambucano. O local foi criado em 1975 pela irmã Maria José, que recebeu diversas doações para compor seu acervo.

Já a cidade de Garanhus é conhecida em toda região pelo seu natal de luz. Então, segundo este portal, quem viaja a Pernambuco no final do ano pode conferir de perto a magia do Natal. E ver ainda outras atrações além das luzes, como desfiles, apresentações culturais e cantadas. 

Pontos turístico em Pernambuco: conheça Porto de Galinhas e o centro histórico de Olinda 

Porto de Galinhas já foi um paraíso esquecido e pouco procurado pelos turistas. Mas, a cidade foi revitalizada com a chegada de hotéis, resorts, restaurantes e outras atrações. 

Além disso, suas praias paradisíacas, com recifes de corais e piscinas naturais atraem turistas do mundo todo. Vale a pena fazer uma visita, principalmente com toda infraestrutura que a cidade agora dispõe.

Outro ponto turístico que merece ser relembrado é o centro histórico de Olinda, a capital pernambucana do frevo. Famosa pelo seu carnaval, a cidade também possui dezenas de igrejas, casarões antigos e museus.

O centro histórico de Olinda é um dos mais preservados do país e a cidade é tombada como patrimônio pela UNESCO. Além disso, a praia é muito próxima do centro histórico, permitindo que os turistas conheçam as construções e ainda deem um mergulho no mar.

Em Recife tem o marco zero, construções históricas e museus
Há muito mais para ver em Recife do que as praias. Pois, é na capital que fica um dos pontos turísticos em Pernambuco mais importante: o marco zero que demarca a fundação de uma das cidades mais antigas do país.

Recife foi fundada no ano 1537, e você pode conhecer o marco zero. Ou seja, o local onde se considera que a cidade foi criada. E a partir do qual são demarcadas as distâncias para outros lugares do estado.

O Marco Zero fica no Recife antigo, lugar que também abriga muitas construções históricas, além de museus. Então, ao passar por lá, aproveite para conhecer também lugares como o Museu Cais do Sertão e o Passo do Frevo.

Quando ir a Pernambuco?
Para conhecer os pontos turistico em Pernambuco, a melhor época do ano é entre os meses de setembro e fevereiro. Pois, esse é o período de seca com clima mais quente e poucas chuvas, conforme esclarece este site.

A dica vale tanto para quem quer conhecer o litoral, quanto para quem quer conhecer o sertão e o agreste pernambucano.

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Newsletter