Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Projeto Criaturas Urbanas segue com ações de arte pública no Recife

Até 15 de novembro, artistas e não-artistas priorizam a coletividade e se espalham em ações por diversos locais da capital pernambucana

Projeto Criaturas UrbanasProjeto Criaturas Urbanas - Foto: divulgação

O Projeto Criaturas Urbanas segue com ações de arte pública pelas ruas do Recife. Nesta segunda-feira (13), a partir das 15h, artistas e não-artistas ocupam a praça pública da Comunidade Bola na Rede, no bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife. A ação é liderada pelo laboratório “Transmissões – aRtivismo. Narrar-se é Criar-se”, que aborda a narrativa a partir das diversas formas que o corpo permite, em parceria com o grupo GTP+.

A concentração ocorre às 14h na sede da Amotrans (Av. Manoel Borba, 545, Andar Primeiro, Boa Vista), de onde o grupo segue em cortejo até o Bar da Praça. Na comunidade acontece também a ação artística Exu da Terra, preparada pelo laboratório “Barrocada: Quando é que a Casa Caiu?”.

Até 15/11, o Recife segue sediando a primeira edição do projeto Criaturas Urbanas. Ao longo de dez dias de vivência em quatro laboratórios de experimentação, diferentes formatos vêm sendo concebidos em uma imersão artística-política-afetiva.

Emaranhando-se pela cidade, o projeto vem tecendo redes orgânicas em parceria com agentes locais de transformação. São coletivos parceiros a Casa Marte, o Conjunto 301- AIP, o GTP+, o Casarão das Artes Pilar, SIS/Rádio Aconchego, Coletivo Escambo e o Ponto de Cultura Coco de Umbigada.

Descendente direto do saudoso SPA das Artes, o projeto é coordenado por Rosa Melo, Lia Letícia, Adah Lisboa e Luciana Padilha e tem incentivo do Funcultura. Entre os participantes dos laboratórios, há destaques da arte contemporânea brasileira como a baiana Virgínia de Medeiros, os pernambucanos José Paulo, Maurício Castro e Lourival Cuquinha, o carioca Ronald Duarte e os paraenses Paulo Paes e Fernando de Pádua, que se somam a dezenas de interessados selecionados localmente por meio de uma chamada pública.

Leia também
Última semana para inscrições em laboratórios de arte pública
Diversidade marca a exposição de artes visuais Pangeia
Projeto Videoservice leva arte ao consultório médico

Na terça-feira (14), a partir das 15h, acontece o Rolêzinho da Boa Bixa, também com concentração na Amotrans. Nas ruas do bairro da Boa Vista, os participantes do lab Barrocada se juntam ao rolê para realizar a ação “Probleminha”, em que um microfone aberto convida a população a falar sobre os seus problemas para que sejam gravados, musicalizados e retransmitidos em tempo real.

Já na quarta-feira (15), a partir das 19h, as Criaturas se reúnem na Mesbla (Rua Conde D’Eu, 77, Boa Vista) para celebrar as interferências.


LABORATÓRIOS EM ANDAMENTO

1 - Ambulante Interativo Engenho
Com os artistas Biarittzz, Fernando de Pádua, Ricardo Brazileiro e a Rádio Aconchego (Maria Magú e Gus Cabrera), o núcleo desenvolve propostas de intervenções coletivas a partir do contato com grupos que já atuam na cidade.

2- Transmissões – aRtivismo. Narrar-se é Criar-se.
Com os artistas Chico Ludermir, Maria Clara Araújo e Virgínia de Medeiros, o núcleo aborda a narrativa a partir das formas que o corpo permite – com a fala, com a dança, com o grito, com o choro, com os olhos e com o silêncio.

3 - Meditação Crítica ou 4UADRILHA ou Tá Môco?
Com a curadora Ana Luisa Lima, o artista Maurício Castro e a jornalista Tati Diniz, o núcleo aborda processos contemporâneos de emissão de mensagens para gerar uma coleção de lambe-lambes.

4 - Barrocada: Quando é que a Casa Caiu?
Com o Coletivo Carne (Iagor Peres e Jorge Kildery) e os artistas Lourival Cuquinha e Ronald Duarte, o núcleo apresenta um panorama de artistas e coletivos que desenvolvem projetos em espaços públicos, trazendo reflexões sobre as cidades e como vivemos nelas.

5 - Ação Pilar
Com os artistas José Paulo, Ruth Steyer e Yuri Bruscky e assistência de produção de Michel Gomes, o núcleo trabalha em parceria com o Casarão das Artes Pilar e as crianças da comunidade do Pilar em experimentos de investigação sonora.

Veja também

Newsletter