Projeto 'Uma onda para Tom Zé' lança single 'Só', com a cantora Luana Carvalho
Iniciativa da jornalista paulista Patrícia Palumbo reúne a diversidade da música brasileira em torno da obra do artista baiano
O projeto "Uma onda para Tom Zé", da jornalista paulista Patrícia Palumbo, segue mobilizando diversos artistas em torno da música do compositor baiano. O primeiro single, ‘Se o caso é chorar’, foi lançando em 11/10, dia do aniversário de Tom Zé - que este ano comemora 85 anos - marcou a estreia do duo entre Fernanda Takai e John Ulhoa. Nesta quinta-feira (11), inaugurando o selo Rádio Vozes, foi lançada a canção "Só (solidão)", que faz parte do clássico LP "Etudando o Samba", de 1976, interpretada pela cantora Luana Carvalho.
Na gravação original, o arranjo é de José Briamonte e tem Osvaldinho da Cuica na percussão e Heraldo do Monte no cavaquinho. Letra e música de Tom Zé brinca com a fonética do telefone que toca por engano e, ao mesmo tempo, evoca imagens poéticas e sutis como “solidão, que poeira leve” e “na vida quem perdeu o telhado em troca recebe as estrelas” – esse veio de uma cena real vista pelo menino poeta, guardada até virar música.
A faixa, gravada por Moreno Veloso na Casinha, Rio de Janeiro, e Bernardo Barata na Avenida Roma, Lisboa, ainda conta com Domenico Lancelotti na bateria e percussões e Pedro Sá no violão, guitarra e baixo.
Rádio Vozes, uma homenagem a Tom Zé
O vasto repertório da canção popular de um compositor como Tom Zé, sozinho, já é um universo. Visitando sua discografia encontramos sambas, xotes, toadas e temas inclassificáveis, dignas de um gênio da canção. Para fazer um tributo ao artista, Patrícia Palumbo teve a ideia de reunir artistas em torno de sua obra.
Leia também
• Tiago Iorc reaparece com cabelo curto e lança música
• Google lança ferramenta que ajuda a descobrir com qual obra de arte seu pet se parece
• Ministério lança nova versão do ID Jovem
"Sempre gostei de juntar vozes e canções e, para mim, a obra de Tom Zé merece mais vozes. Com esse desejo, comecei a chamar artistas com quem sabidamente compartilho a admiração por essa obra e a sugerir composições para juntos formarmos essa grande onda. Uma onda musical diversa e criativa onde cada um surfa como quer. Depois das sugestões aceitas, começaram a chegar as versões e o resultado está colorido como uma mata tropical, pop e antropofágico como é a nossa música – que tem Tom Zé entre seus pilares fundadores", explica a jornalista.
Os primeiros a aceitar o convite foram Fernanda Takai e John Ulhoa, Arnaldo Antunes e Curumim, André Abujamra e Leoni, a banda Vanguart, Luana Carvalho com Pedro Sá e Domenico Lancellotti. Em seguida, chegaram Duda Brack, Zé Manoel, Arthur Nogueira, Júlia Vargas, Martins e Juliano Holanda, além do Passo Torto.
Outros artistas também se envolveram na iniciativa. Renato Larini, assina arte do projeto; Murilo Alvesso, foi o responsável pelos vídeos, e Mateus Estrela, músico paraense fez a masterização. "Agradeço especialmente aos parceiros da Tratore; ao motor da rapaziada DJ Zé Pedro (Joia Moderna), e a Flávia Souza Lima, que fez a provocação necessária pra que esse projeto fizesse nascer o selo Rádio Vozes. E ontem, hoje e sempre todo meu carinho para Neusa Martins e minha admiração imensa por esse baiano de Irará que faz nossa vida melhor com sua presença e sua arte! Obrigada!", agradece Patrícia.
Ouça “Só (Solidão)”, com Luana Carvalho: http://linktr.ee/patriciapalumbo

