Senhor dos Anéis, de Peter Jackson
Senhor dos Anéis é uma trilogia baseada nas obras de John R. R. Tolkien e dirigido por Peter Jackson. Nos três filmes, a história acompanha a viagem do jovem Frodo Bolseiro e a sua jornada para destruir o Anel do Poder.
O primeiro filme, Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, foi lançado em 2001 e inovou com diversos efeitos especiais. Sem a necessidade de computação gráfica, Peter Jackson fez com que pessoas de estaturas normais ficassem com grandes diferenças de tamanho.
A trilogia custou 280 milhões de dólares e cada filme foi filmado simultaneamente na Nova Zelândia, com algumas cenas produzidas em Londres, por problema de saúde do ator Ian McKellen (Gandalf).
Os filmes A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei estão classificados como 71º, 59º e 27° entre as maiores bilheterias do cinema, respectivamente. E é a oitava maior franquia, em bilheteria mundial.
A adaptação do universo para as telas de cinema tem fortes raízes no jogo de RPG Dungeons & Dragons. E mudou totalmente a concepção fantasiosa do universo Geek e Nerd, assim como Star Trek ou os filmes Alien.
Não é mais possível encontrar uma produção do gênero que não tenha influências. O próprio George R. R. Martin, escritor da série de livros que deu origem à série de televisão Game of Thrones, admitiu que suas obras foram influenciadas pelos livros de Tolkien.
A Terra-Média, criada há aproximadamente sessenta e seis anos atrás, envolve hobbits, anões, elfos, orcs, magos, dragões e homens. A história conta como um grupo distinto recebe a missão de carregar um anel, não tão comum, até a Montanha da Perdição para destruir a fonte de poder de Sauron, O Senhor do Escuro.
Nove anos depois do lançamento de Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, foi lançado o primeiro filme da saga O Hobbit, um prelúdio dos acontecimentos de O Senhor dos Anéis.
A trilogia, O Hobbit, explica questões em aberto de O Senhor dos Anéis e traz de volta personagens queridos do público, como Gandalf e Bilbo Bolseiro.

