Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Site com textos de Hermilo Borba Filho será lançado nesta quarta-feira

Juareiz Correya coordena o Casa da Palavra de Hermilo, cujo centenário de nascimento é celebrado em 2017

Juareiz Correya, escritorJuareiz Correya, escritor - Foto: Divulgação

Com a proximidade do centenário do dramaturgo, escritor, pesquisador, encenador e professor de teatro Hermilo Borba Filho, que nasceu no dia 8 de julho de 1917, começam a surgir projetos que ressaltam a importância de sua contribuição cultural.

Um deles estreia nesta quarta-feira (17): o site Casa da Palavra de Hermilo, que será lançado em evento às 19h, no teatro que foi batizado em homenagem ao dramaturgo, no Bairro do Recife.

"O site está ligado à vida e obra de Hermilo. Senti a necessidade de criar um espaço sobre Hermilo, e com o incentivo do Funcultura e da Fundarpe isso se concretizou", diz Juareiz Correya, editor e coordenador de conteúdos do endereço.

O projeto conta ainda com a participação de José Terra, poeta e produtor executivo da iniciativa; do web designer Hugo Campos e do webmaster João Guarani. A proposta do site é reunir textos de Hermilo, publicações variadas do autor.

"Ele deixou extensa obra produzida, além de inéditos que precisam ser revelados. Vamos divulgar todos os segmentos e as áreas de interesse de Hermilo, seus estudos, ensaios que ele publicou, contos, romances, novelas. Tem ainda o trabalho jornalístico de Hermilo, que é extenso", detalha Juareiz.

"Vamos ainda pesquisar sobre o que não está em Pernambuco. A gente precisa realizar uma boa pesquisa em São Paulo, onde ele viveu e trabalhou na imprensa. Além do trabalho que ele deixou em universidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Esse conteúdo vai depois entrar no site", ressalta.

O centenário de Hermilo oferece a chance para descobrir a potência de sua produção intelectual. "Hermilo foi um dos mais fecundos criadores da literatura da segunda metade do século 20. Chega ao século 21 com a oportunidade de permanecer vivo com suas palavras, discursos e cartas que valorizavam a cultura brasileira e a nordestina em particular", diz Juareiz.

“Ele criou o grupo de Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP) e incentivou vários escritores. Sua própria obra sempre moveu questionamentos sobre a sociedade brasileira. A literatura de Hermilo é de criação e combate político social. Ainda hoje é exemplo para as novas gerações", destaca.

Além do site, as comemorações do centenário incluirão ainda lançamentos de livros. No início de julho, a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) apresentará uma reunião dos contos "O general está pintando", "Sete dias a cavalo" e "As meninas do sobrado" e a novela "Os ambulantes de Deus", além do livro inédito "Teatro Popular do Nordeste - O palco e o mundo de Hermilo", do professor de Teatro e Diretor de Cultura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luís Reis.

Serviço:

Lançamento do site Casa da Palavra de Hermilo
Nesta quarta-feira (17), às 19h
Teatro Hermilo Borba Filho (avenida Cais do Apolo, Bairro do Recife)

Veja também

Newsletter