Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Streaming

"Democracia em Vertigem" disponível na Netflix

O documentário da cineasta Petra Costa, que faz uma reflexão através dos fatos políticos do Brasil para falar sobre a polarização no País, entrou, nesta quarta-feira (19), no casting da Netflix

O documentário trata da polarização política na qual se encontra o Brasil O documentário trata da polarização política na qual se encontra o Brasil  - Foto: Divulgação

Um alerta em tempos de uma democracia em crise. Pelo menos esse é o intuito da diretora Petra Costa à frente do documentário “Democracia em Vertigem”, que estreia nesta quarta-feira (19), na Netflix - responsável por sua produção - e traz na narrativa desde as manifestações de 2013 até o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, uma de suas consequências que, pelo menos inicialmente, visavam (apenas) o aumento das tarifas de ônibus e vieram a se tornar a maior onda de protestos desde o clamor de 1992, que também levou a ser impeachmado Fernando Collor de Mello.

Em quase duas horas, fatos como a sequência de eventos políticos e entrevistas com parlamentares e suas mais diversas ideologias, até passagens com o atual presidente Jair Bolsonaro, deputado à época, integram o roteiro do documentário que levou pelo menos três anos para ser finalizado por Petra - que também dirigiu "Elena" (2012) e "Olmo e a Gaivota" (2014) e contou com a colaboração dos cineastas e roteiristas Moara Passoni, Carol Pires, David Barker. Além da ótica política, o documentário também aborda o viés pessoal de Dilma e Lula, a exemplo da surpresa de ambos assistindo à votação do processo de impeachment e a ex-presidente em sua casa em Porto Alegre, após ser destituída do cargo.

"Eu temo que a nossa democracia tenha sido apenas um sonho efêmero". A frase, dita pela própria Petra Costa ao final do trailer de divulgação do filme, reforça o tom com que a diretora traz à tona a história acerca da polarização que se alastrou País afora e dividiu em dois extremos um regime político que, após a redemocratização de 1984, foi consolidado pela Constituição Federal de 1988.

Petra faz, no filme, uma análise do que levou ao extremismo no País

Petra faz, no filme, uma análise do que levou ao extremismo no País - Crédito: Divulgação 

O filme já passou por vários festivais internacionais de cinema. Fez, aliás, a sua estreia no famoso Festival de Cinema de Sundance, no dia 24 de janeiro. O trabalho foi exibido, também, no Festival Internacional de Documentários de Copenhagen, Festival Internacional de Cinema de San Francisco, Hot Docs Canadian International Documentary Festival e Montclair Film Festival. Finalmente chegará ao público brasileiro. Agora, de forma ainda mais democrática: disponível numa plataforma de streaming. 
"O Processo"
Em 2018, outro documentário também ressaltou o impeachment da ex-presidente. Dirigido por Maria Augusta Ramos, "O Processo" ressaltou, sobretudo, as motivações políticas que levaram à saída de Dilma Roussef e à posse do então vice-presidente Michel Temer, com um roteiro que destacava por meio de imagens e depoimentos todo o cenário político de 2013. Repercutido em festivais internacionais de cinema, o filme concorreu na categoria documentário internacional e foi exibido no Festival de Cinema de Sundance, no Park City, Estados Unidos. Já no Festival de Berlim, foi aclamado pelo público e ficou em terceiro lugar na mostra Panorama - a segunda mais importante do evento. 

 

Veja também

Newsletter