Tim Burton, um gênio gótico
A sutil arte do terror
Tim Burton é um dos mais renomados diretores de cinema contemporâneo. Além de incríveis filmes com toque de humor inglês, ele é um excelente animador e roteirista.
Os aspectos góticos marcantes nas obras dele são acompanhados de uma característica muito clara. As leis universais apresentadas nos filmes quebram as expectativas lógicas, mostrando cenas hilárias e impossíveis.
As principais obras dele são: A Noiva Cadáver, O Estranho Mundo de Jack, A Fantástica Fábrica de Chocolate, Edward Mãos de Tesouras, Frankenweenie e diversos outros filmes de característica e gênero temerosos.
Em diversas das suas obras, há a atuação incomparável do ator Johnny Depp, entre as principais está A Fantástica Fábrica de Chocolate e Alice no País das Maravilhas. Na pele do Willy Wonka, Depp dá uma cara sarcástica ao alegre e sorridente empresário das guloseimas.
Dentre os quinze longas do diretor, um total de seis BAFTA’s e quatro Globos de Ouro. Se tornou escritor e lançou O Triste Fim do Pequeno Garoto Ostra e Outras Histórias.
Além dos filmes de gênero excluso, ele também trabalhou com o gênero de heróis. Foi muito criticado pela leitura feita do grande Batman, nos filmes Batman (1989) e Batman: O Retorno.
Entre os fãs do gênero de heróis, o Batman representado nessa adaptação é sério e os vilões icônicos. Esse filme foi responsável por apresentar a melhor Mulher-Gato até então, interpretada por Michelle Pfeiffer.
A obra mais conceituada do diretor é Edward Mãos de Tesoura, ele apresenta um jovem rapaz que no lugar dos dedos tem lâminas de tesouras e o corpo coberto de cicatrizes. Um jovem magoado que é acolhido e depois rejeitado como um monstro.

