Três grandes festivais europeus de teatro coproduzem peça com Wagner Moura em 2026
A peça contará com a atuação do vencedor do prêmio Melhor Ator do último Festival de Cannes por seu papel em "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho
Os prestigiados festivais de teatro de Avignon, Edimburgo e o Holland Festival apresentarão pela primeira vez em 2026 uma peça em coprodução, dirigida pela cineasta brasileira Christiane Jatahy e com o ator Wagner Moura entre os intérpretes, anunciaram as três instituições nesta terça-feira (18).
É a primeira vez "desde sua criação" há quase 80 anos, que o Festival Internacional de Edimburgo, o Festival de Avignon (os dois mais famosos eventos teatrais do mundo) e o Holland Festival "se unem", afirmaram em um comunicado.
A reunião "marca o início de uma colaboração histórica para celebrar seu 80º aniversário em 2027", acrescentaram as três partes, sem fornecer mais detalhes.
Leia também
• Publicação com Wagner Moura nas redes sociais da Academia viraliza na web
• Wagner Moura receberá prêmio de atuação em evento americano por "O Agente Secreto"
• Wagner Moura recebe mais um prêmio por "O Agente Secreto" nos EUA
A coprodução adapta a peça do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen "Um inimigo do povo" (1882), "transformando-a em um drama judicial com fundo ecológico e político", especificaram. Será ambientada "em uma sala de audiência onde o público do teatro se torna membro do júri".
A artista Christiane Jatahy, também cineasta, foi convidada várias vezes para estes três festivais. Em 2024, no festival de Edimburgo, participou com "Depois do Silêncio", que explorava o racismo estrutural e o legado da escravidão no Brasil.
Em julho de 2019, em Avignon, produziu "O Agora que Demora", que denunciava a "campanha de criminalização" dos artistas durante o governo do ultradireitista Jair Bolsonaro.
Seu trabalho busca eliminar as fronteiras entre os gêneros, inventando uma nova linguagem entre a performance, o palco e o vídeo. Em outra de suas obras, desconstruiu "Macbeth" de Shakespeare, misturando a peça com filmes e imergindo o espectador, equipado com fones de ouvido, em um banho de imagens.
A peça contará com a atuação de Wagner Moura, que venceu o prêmio Melhor Ator do último Festival de Cannes por seu papel em "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho.
A produção será apresentada nos três festivais no verão europeu de 2026.

