Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Tributo a Lula Côrtes reúne a cena cultural de Jaboatão dos Guarapes

Evento gratuito oferece shows e outras atividades

Phelipe Guns, Allen Jerônimo, Bactéria e Galo de Souza produzem a festa que será realizada amanhãPhelipe Guns, Allen Jerônimo, Bactéria e Galo de Souza produzem a festa que será realizada amanhã - Foto: André Nery

 

Parceiro musical de nomes como Zé Ramalho e Alceu Valença, Lula Côrtes viveu no município de Jaboatão dos Guararapes dos anos 1990 até a data de sua morte, em 2011. Nesse período, o cantor, compositor, pintor e poeta se envolveu ativamente com a cena cultural da cidade, chegando a ser nomeado gerente de Cultura. Sua presença foi uma fonte de inspiração e incentivo para artistas mais jovens, que movidos pela saudade do mestre criaram um evento em sua homenagem. Com show e outras atividades, “Um salve para Lula Côrtes” ocorre neste sábado (11), às 15h, na orla de Candeias.

Estão à frente da iniciativa os músicos Bactéria (ex- Mundo Livre), Allen Jerônimo e Phelipe Guns, além do grafiteiro Galo de Souza, todos moradores de Jaboatão e amigos de Côrtes. “Ele (Lula) era uma espécie de guia para todos nós. Muita gente conheceu o bairro de Candeias por meio dele. Na verdade, ele foi e continua sendo a maior referência artística da cidade onde vivemos”, defende Phelipe. Para produzir a festa, o quarteto criou o coletivo D Responsa Produções.

O local escolhido para sediar o evento guarda uma forte ligação com o homenageado. O músico era um assíduo frequentador da praia de Candeias, em especial, do Mercado de Peixes. O espaço, que de manhã serve como ponto de venda para os pescadores da região, vem sendo ocupado por artistas independentes, que o transformaram numa espécie de polo cultural informal. “Acreditamos que, com toda essa movimentação, naturalmente, as pessoas possam utilizar esse lugar como espaço artístico e turístico, agora batizado de Peixaria Lula Côrtes”, diz Bactéria.

A programação terá início com shows de Coco Sem Nome, Ostrajam, Allen Jerônimo & Rave de Raiz e Capadolla & AFC OLS. Além de tocar seus repertórios habituais, as atrações prestam tributo a Lula Côrtes, cantando algumas de suas composições mais.

Essas apresentações contam com parceria de outros artistas da cena pernambucana, como Isaar, Cannibal e Gilmar Bola 8. As atividades contam com apoio da Secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude de Jaboatão e de uma marca de roupas. 

O evento conta ainda com um polo rap, composto por batalha freestyle e apresentações de Planeta Máfia, DJ Alma Alienígena, Soulssegado Polho & Família, Irac ZS, SR e Kbça. Na praia, o público pode praticar slackline e participar de um luau, a partir das 23h. Enquanto a música rola solta, Galo de Souza se une a outros grafiteiros para cobrir com arte a própria peixaria e um paredão localizado na frente do espaço. No mesmo dia, também será inaugurada uma estátua, em tamanho real, de Lula Cortês.

“Não é só uma homenagem. A ideia do evento é também instigar a população e os artistas locais. Há muita coisa sendo produzida na nossa cidade, mas nenhum incentivo. Toda a movimentação artística ocorre no Recife e em Olinda, enquanto Jaboatão acaba fechando os olhos para sua cena cultural. A gente veio para reverter essa situação”, promete Galo.

 

Veja também

Newsletter