Vereadores do Recife repudiam exposição com homem nu no MAM
Políticos aprovaram carta de repúdio da bancada conservadora. Ação ocorre no mesmo dia que entidades se manifestaram favor da performance
Representando a bancada conservadora da Câmara dos Vereadores do Recife, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) apresentou, nesta segunda-feira (2), uma nota de repúdio contra a performance feita pelo carioca Wagner Schwartz, no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. Um vídeo divulgado semana passada mostra uma criança interagindo com o artista nu durante a apresentação. A nota, que também repudia o MAM e o Banco Itaú, um dos patrocinadores da mostra, foi aprovada por maioria na Casa, sendo rejeitada apenas pelos vereadores Ivan Moraes (PSOL) e Marília Arraes (PT), que foram contra a proposta.
Para vereadora, a exposição do MAM viola os princípios da proteção integral da criança, configurando-se um incentivo à pedofilia. A apresentação de Schwartz, ainda segundo a parlamentar, fere os artigos 74 e 79 do Estatuto da Criança (ECA) e do Adolescente (ECA), envolvendo a criança em contextos de conotação pornográfica.
O líder da bancada do Partido Social Cristão (PSC), Renato Antunes, também se posicionou sobre o caso. Em nota enviada à imprensa, Antunes afirma que chamar a performance do artista carioca de arte é o mesmo que concordar com a erotização infantil como manifestação artística. O político disse ainda que lutará para que esse tipo de agressão não chegue ao Recife.
Leia também
Após ataques ao MAM-SP, instituições defendem liberdade artística em carta
Ato reúne 200 pessoas em apoio ao MAM após polêmica com artista nu
Ministério Público recomenda a reabertura da exposição Queermuseu
A posição dos vereadores do Recife acontece no mesmo dia em que diversas instituições culturais do Brasil publicaram uma carta defendendo a liberdade e a expressão artística. O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito para investigar eventuais violações ao ECA no caso.
Repercussão
O MAM de São Paulo tornou-se, na última semana, alvo de grupos conservadores em todo o país após ter recebido, na abertura de uma exposição, uma performance do artista carioca Wagner Schwartz na qual uma criança interagiu com o artista nu.
O vídeo que mostra a performance do coreógrafo carioca no MAM viralizou na internet. As imagens foram captadas durante a apresentação, na última terça-feira (26) artista.

