Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Whindersson, Tom Cavalcante, Tirullipa e De Luca juntos em comédia

Diretor cearense Halder Gomes muda o cenário do Nordeste para o Sudeste e convida time de comediantes para protagonistas

Wesley Safadão, Whindersson Nunes e TirulipaWesley Safadão, Whindersson Nunes e Tirulipa - Foto: Jarrod Bryant/Divulgação

Conseguir sobreviver em uma grande metrópole, como São Paulo, exige alguns malabarismos. Em "Os Parças", comédia nacional que estreia hoje, quatro trambiqueiros da Rua 25 de Março precisam usar o "jeitinho brasileiro" para se safarem de uma enrascada sem tamanho: organizar uma festa de casamento luxuosa, mas sem nenhum dinheiro no bolso.

Seguindo essa premissa, o novo longa-metragem do cearense Halder Gomes reúne um time de comediantes liderados por Tom Cavalcante, Whindersson Nunes, Tirullipa e Bruno de Luca.

Após "Cine Holliúdy" (2012) e "Shaolin do Sertão" (2016), ambos ambientados no interior do Ceará, o cineasta muda de cenário e aporta no Sudeste. "Eu já havia recusado muitos convites no eixo Rio-São Paulo. Quando recebi esse convite e vi os nomes que participariam, pensei que era a hora de aceitar. As comédias urbanas são sempre protagonizadas por cariocas e cearenses. Chamou minha atenção poder inverter essa ordem e dar o protagonismo aos nordestinos", afirma.

Leia também:
Governo do Estado divulga aprovados do Funcultura da Música
Participação feminina cresceu mais de 40% no Funcultura Audiovisual
Equipe do Itaú Cultural tira dúvidas sobre edital na Caminhada Rumos


Toinho (Tom), Ray Van (Whindersson), Pilôra (Tirullipa) e Romeu (Bruno) são passados para trás por Mário (Oscar Magrini), que cria uma empresa de festas falsa. O malandro promete realizar o casamento da filha do maior contrabandista do comércio popular paulistano, mas foge com todo o dinheiro, deixando o quarteto na mira do mafioso e de seus capangas.

"Apesar de ter como finalidade fazer rir, o filme traz um olhar mais humanista, com camadas sociais. São vigaristas que, no fundo, nunca tiveram oportunidades. São vítimas do sistema", aponta Tom Cavalcante, que estrela um filme pela primeira vez, após mais de 20 anos de carreira.



"No cinema, é tudo muito rígido e minucioso. Estranhei um pouco, no começo. Nunca tinha visto tanta fita de marcação de cena", brinca Tom. Com tantos humoristas dividindo as cenas, o diretor do longa revela que as brincadeiras eram sempre presentes nas gravações.

"O desafio foi acertar coisas que o cinema exige, como tempo de fala, mas sem deixá-los desconfortáveis. Não quis podar ninguém, mas o que sempre deixei bem claro é que a liberdade de criação vai até o último ensaio. Depois disso, tudo tem que seguir como ficou combinado", relembra Halder.

Para Whindersson Nunes, revelação do humor que nasceu no YouTube, uma das maiores felicidades deste projeto foi poder trabalhar em parceria com Tom Cavalcante.

"Imagina você chegar todos os dias para filmar com o cara que você via na televisão, com seu pai, quando ainda era criança. Foi uma honra enorme", declara. O elenco conta ainda com Paloma Bernardi, Taumaturgo Ferreira, André Bankoff, Carolina Chalita, Carlos Alberto de Nóbrega e Marcos Oliveira, além de participações especiais do cantor Wesley Safadão e do jogador Neymar Jr.

Veja também

Newsletter