Açaí Concept traça seu plano de expansão
Meta da empresa pernambucana é chegar ao fim do ano com 300 unidades em funcionamento
A rede pernambucana Açaí Concept planeja fechar 2017 com 300 lojas. A meta pode até parecer ambiciosa, mas, com apenas três anos no mercado, a marca já tem 200 franquias em atuação no Brasil. Para 2019, a ideia é chegar a 1.000 empreendimentos. O segredo para crescer tanto em plena crise, segundo os sócios Miguel Teixeira da Silva e Rodrigo Melo, é explicado por uma fórmula que inclui baixo investimento, alta lucratividade, rápido retorno e um produto que conquistou os adeptos da alimentação saudável.
Uma das estratégias da empresa para estimular essa expansão é a participação na 26ª edição da ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do Brasil, que vai reunir de 21 a 24 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, cerca de 400 marcas expositoras, candidatos a franqueados, fornecedores e demais operadores do sistema.
Hoje, o foco da Açaí Concept está na expansão nos estados do Sul e do Sudeste, mas a rede já iniciou seu processo de internacionalização e possui lojas em Portugal, Austrália, Argentina, Chile, Espanha e, em breve, nos Estados Unidos.
De acordo com o pernambucano Rodrigo Melo, o custo para abrir uma franquia varia, em média, entre R$ 75 mil e R$ 130 mil, com rentabilidade de 25% sobre o lucro líquido. O faturamento mensal médio é de R$ 45 mil. "Isso mostra como o retorno do investimento é rápido", explica. Português, o sócio Miguel Teixeira da Silva revela que um dos atrativos da empresa é a cobrança de royalties fixos, em vez de percentuais.
Mas além dos argumentos financeiros, Miguel e Rodrigo afirmam que um dos principais motivos do sucesso da rede é a relação humanizada estabelecida com os franqueados. "A franquia tem seu manual, mas quando assinamos contrato com um novo parceiro, ele recebe responsabilidade e autonomia para administrar e montar o negócio", diz Miguel.
Os interessados em abrir uma franquia da marca contam com vários tipos e tamanhos, que vão do quiosque e food trucks até a loja premium. O modelo de negócios criado pelos empreendedores deu tão certo que levou os sócios a montarem uma consultoria que ajuda outras empresas a montarem as suas próprias franquias.
Para os sócios, o crescimento da rede é amparado na mudança de hábitos dos consumidores, que buscam cada vez mais alimentos saudáveis. Um exemplo disso é que, além do açaí, outro produto de sucesso no cardápio é a tapioca. “As pessoas agora querem o fast food saudável”, afirma Rodrigo Melo.

