Acionistas de Marfrig e BRF aprovam fusão e criam a MBRF, gigante dos alimentos
Nova companhia terá receita combinada de R$ 152 bilhões e será controlada pelo empresário Marcos Molina, atual CEO da Marfrig. Operação ainda precisa ser aprovada pelo Cade
Os acionistas da Marfrig e da BRF aprovaram nesta terça-feira a fusão das duas empresas, que vai criar a MBRF, uma companhia com receita anual combinada de R$ 152 bilhões, 38% de seu portfólio voltado para produtos de valor agregado e que será dirigida pelo atual CEO da Marfrig, o empresário Marcos Molina, cuja família tem 75,3% de participação na companhia.
A assembleia de acionistas da Marfrig aprovou a combinação das empresas por 86,71% dos votos, enquanto a da BRF contou com 78,39% dos votos favoráveis. Boa parte dos votos da BRF havia sido dado à distância. A fusão teve a validação da maioria dos minoritários e, segundo a BRF, "reforça a confiança no processo".
A operação necessita ainda da aprovação final do conselho Administrativo de Defesa econômica (Cade).
Leia também
• Sebrae prepara linha de crédito para micro e pequenas empresas afetadas por tarifaço de Trump
• O que muda com o tarifaço de Trump sobre produtos brasileiros? Saiba quais setores serão afetados
• Tebet avalia que café e carne devem ficar de fora do tarifaço
A partir desta quarta-feira, tem início o período de 30 dias para exercer o Direito de Recesso em ambas as companhias, que é a prerrogativa do acionista de se desligar da empresa e receber o valor de suas ações quando determinadas mudanças significativas ocorrem na sociedade, nas quais ele não concorda. É uma forma de proteger os acionistas minoritários de decisões que possam prejudicar seus investimentos.
Gigante da alimentação
A MBRF nasce como uma das maiores empresas de alimentos do mundo, levando marcas como Sadia, Perdigão, Qualy, Banvit e Bassi e um portfólio com carne bovina, suína e de aves, produtos industrializados, pratos prontos e pet food.
Presente em 117 países, a empresa possui 130 mil colaboradores e produzem 8 milhões de toneladas de produtos anualmente, que chegam a mais de 424 mil clientes e a milhões de consumidores em todo mundo. Reconhecida por suas práticas sustentáveis, mantém iniciativas pioneiras para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

