Anac revoga suspensão do transporte aéreo dos Correios após acordo de segurança
Empresa apresentou plano de ação e firmou acordo com companhias aéreas para garantir cumprimento das normas de segurança exigidas pela agência

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu revogar a suspensão das operações de transporte aérea de mala postal no Brasil, serviço prestado pelos Correios. A medida, que entraria em vigor nesta quarta-feira (5), havia sido determinada no fim de maio por falhas nos procedimentos de segurança, mas foi revertida após a apresentação de um plano corretivo e de um acordo operacional entre os Correios e as empresas aéreas envolvidas.
Segundo a Anac, os Correios se comprometeram a implementar ações de mitigação de riscos com cronograma detalhado, em conjunto com as operadoras Total Linhas Aéreas e Sideral Linhas Aéreas. A medida mais relevante, segundo a agência, foi a inclusão da inspeção por raio-X nas cargas destinadas ao transporte aéreo.
Leia também
• Anac suspende operações aéreas dos Correios por descumprimento de normas de segurança
• Lula indica Antonio Mathias Nogueira Moreira para diretoria da Anac
A decisão de suspender as atividades foi motivada por irregularidades que foram identificadas em fiscalizações realizadas entre fevereiro e abril de 2025, que apontaram falhas nos procedimentos de identificação e tratamento de artigos perigosos. A Anac já havia adotado medidas preventivas em dezembro de 2024, após constatar tentativas de embarque de itens com restrições, o que representava risco à segurança da aviação civil.
Com a revogação da suspensão, os Correios poderão seguir operando normalmente, mas sob acompanhamento contínuo da Anac. Caso o plano apresentado não seja cumprido, a agência poderá determinar nova interrupção das atividades.
