Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
tarifaço

Após corte de tarifas, Favaro diz que Brasil retoma "normalidade" com os EUA

Ministro da Agricultura acredita que exportações brasileiras vão se beneficiar

 Para Fávaro, a medida confirma a retomada da normalidade nas relações entre Brasília e Washington, com o país voltando a ocupar seu "lugar natural". Para Fávaro, a medida confirma a retomada da normalidade nas relações entre Brasília e Washington, com o país voltando a ocupar seu "lugar natural". - Foto: Guilherme Martimon/Mapa

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o anúncio da redução de tarifas de produtos como café e carne pelos Estados Unidos, nesta sexta-feira, deve beneficiar o Brasil, um dos principais fornecedores para o mercado americano. Para Fávaro, a medida confirma a retomada da normalidade nas relações entre Brasília e Washington, com o país voltando a ocupar seu "lugar natural".

— O que é o Brasil? Quem vai fornecer café, açaí, banana?— perguntou o ministro, em entrevista ao Globo.

Ele ressaltou que o movimento comprova o abandono do que chamou de “fake news” e “fofoca contra o Brasil”. Para o ministro, essa mudança decorre diretamente do encontro recente entre os presidentes dos dois países.

— Divergências existem? Existem. Divergências precisam ser esperadas ainda? Claro que sim. Mas elas serão tratadas sem fake news, pelo bem do Brasil.

Fávaro afirmou que as relações entre Brasil e EUA voltaram à normalidade, a partir do encontro, há duas semanas, entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, na Malásia. Ele reconheceu que há vários pontos pendentes, mas disse estar otimista.

— A partir do momento em que os dois líderes, os dois presidentes se encontraram, estabeleceu-se a boa diplomacia. A amizade entre Brasil e EUA, há mais de 200 anos, está aí e a consequência disso é a volta à normalidade — afirmou.

Veja também

Newsletter