Banco Central eleva projeção de PIB de 2025 de 1,9% para 2,1%
Na ata, BC disse que a atividade econômica seguia resiliente, embora em processo gradual de moderação
O Banco Central elevou a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2025 de 1,9% para 2,1%. A atualização foi divulgada no Relatório de Política Monetária, publicado nesta quinta-feira.
A estimativa oficial do governo também subiu recentemente para 2,4%. Da mesma forma, no mercado financeiro, a projeção vem sendo elevada nas últimas semanas e, atualmente, está em 2,21%, segundo o Boletim Focus.
Leia também
• IA pode adicionar US$ 429 bi ao PIB do Brasil, mas ganhos dependem de qualificação de mão de obra
• Fitch: nota do Brasil pode melhorar se consolidação fiscal estabilizar relação dívida/PIB
• Mercado prevê inflação de 5,24% e PIB de 2,21 em 2025
Na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), o BC destacou que a atividade continuava resiliente, apesar de um processo gradual de moderação do crescimento. Essa consideração levou o colegiado a elevar mais uma vez a taxa Selic, de 14,75% para 15% ao ano. O Copom ressaltou que a força da economia dificulta o processo de convergência de inflação à meta de 3,0%, o que requer maior aperto monetário. Para a próxima reunião, o BC indicou que deve interromper o processo de alta de juros.
"Enfatizou-se que os vetores inflacionários seguem adversos, como resiliência na atividade econômica e pressões no mercado de trabalho, expectativas de inflação desancoradas e projeções de inflação elevadas. Tal cenário prescreve uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período bastante prolongado para assegurar a convergência da inflação à meta."

