Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
bolsa de valores

Bolsas de NY fecham em queda com realização de lucros e cautela diante de incertezas

As negociações entre EUA e Rússia para um acordo de paz na Ucrânia seguem no radar dos investidores

Bolsa de Valores de Nova York, em Wall Street Bolsa de Valores de Nova York, em Wall Street  - Foto: Angela Weiss/AFP

As bolsas de Nova York fecharam em queda nesta quinta-feira, 20, após o S&P 500 atingir um novo recorde histórico no dia anterior. A realização de lucros por investidores e a maior cautela diante das incertezas econômicas reduziram o apetite por risco em Wall Street.

As negociações entre EUA e Rússia para um acordo de paz na Ucrânia seguem no radar dos investidores.

A queda do Dow Jones foi ainda mais acentuada pelo tombo das ações da gigante de varejo Walmart diante de previsão desanimadora.

O índice Dow Jones caiu 1,01%, a 44.176,65 pontos. O S&P 500 cedeu 0,43%, a 6.117,62 pontos, enquanto o Nasdaq teve queda de 0,47%, a 19.962,36 pontos.

Mais cedo, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que os ucranianos estão prontos para um "acordo forte e realmente benéfico com o presidente dos Estados Unidos sobre investimentos e segurança". Ele também revelou que discutiu com Keith Kellogg, enviado especial de Donald Trump para a região, as garantias de segurança para o país após o fim do conflito.

As ações do Walmart caíram 6,52% após a gigante varejista americana frustrar as expectativas com a previsão de resultados para o atual trimestre fiscal, apesar de ter superado as projeções no período de três meses até janeiro. A Carvana, com uma queda na receita por veículo no último trimestre do ano passado, recuou 12,13%. Após um balanço abaixo do esperado e previsões que não agradaram os investidores, a Vimeo também registrou uma queda de 18,73%.

Em contraste, as ADRs da chinesa Alibaba subiram 8,10%, impulsionadas pelos resultados positivos em suas receitas. Já a Palantir Technologies cedeu 5,17%, em meio a relatos de possíveis cortes no orçamento de defesa nos EUA.

A Microsoft subiu 0,53% após o anúncio de sua unidade de processamento quântico, Majorana 1, que faz parte de um esforço de pesquisa. Empresas de computação quântica, como a D-Wave Quantum (+12,84%), a Rigetti Computing (+3,99%) e a Quantum Computing (+1,63%), seguiram o mesmo movimento de alta.

 

Veja também

Newsletter