Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Investimentos

CBA busca fortalecer atuação nas Américas a partir das exportações

A indústria que tem uma planta na cidade de Itapissuma é referência no segmento de alumínio

Unidade de Itapissuma da CBA Unidade de Itapissuma da CBA  - Foto: Divulgação/CBA

Com capacidade de produzir 50 mil toneladas de folhas e chapas de alumínio por ano, somente com a Unidade industrial de Itapissuma, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) aposta na exportação como parte da estratégia da empresa no negócio de produtos transformados para ser um player relevante no continente americano. Com cerca de R$ 50 milhões investidos na planta desde 2020, a CBA já comercializa folhas para embalagens em países como Brasil, Argentina, Chile e Estados Unidos.

A expansão da atuação faz parte da estratégia da empresa no segmento de produtos transformados e com os trabalhos feitos na unidade de Itapissuma, a Companhia espera se consolidar como um player relevante nas Américas no segmento de folhas para embalagens.

“A unidade em Pernambuco é importante porque tem a oportunidade de exportar daqui de uma forma mais fácil. A gente faz produtos com larguras diferentes e então combinamos os produtos para facilitar toda a jornada. É uma soma de muitos produtos, mas temos outros produtos que podem contribuir com nosso portfólio”, disse o diretor do Negócio de Produtos Transformados da CBA, Fernando Varella

A posição em Pernambuco é um dos fatores que podem fazer com que a CBA aumente a sua atuação, como conta o gerente Geral da Fábrica de Itapissuma, Fabio Borchardt

“É uma vantagem para nós estar no Estado, a localização é boa e muito sai por Suape assim como também pela malha rodoviária. Conseguimos escoar produção para os Estados Unidos, Europa e também o norte do Brasil”, contou. 

Segundo o diretor do Negócio de Produtos Transformados da CBA, a unificação das fábricas existentes contribui para a atuação. “Acontece de abastecermos a partir daqui a região sul, depende muito das combinações logísticas e equipamentos, onde podemos ter perdas menores e aqui por exemplo temos uma máquina exclusiva em nossas unidades”, destaca Varella. 

A unidade da CBA em Itapissuma foi adquirida em fevereiro de 2020, quando a Companhia integrou a operação da Arconic Inc. na planta industrial após a conclusão da compra e transferência do controle, no valor de US$ 50 milhões

Atualmente a unidade emprega 616 pessoas e mesmo com a pandemia da Covid-19 a fábrica pernambucana garantiu a geração de mais de 100 novos empregos. 

A CBA ampliou ainda a sua estratégia de diversidade, equidade e inclusão, intensificando os processos de atração e desenvolvimento de mulheres na Organização. Com as ações, houve um aumento de mais de 55% no número de mulheres nas áreas operacionais da Unidade Itapissuma e de 43% no quadro total de mulheres trabalhando na planta.

Veja também

Newsletter