Logo Folha de Pernambuco
Churrasco

Chefes renomados e atrações musicais marcam a 5ª edição do ChurrasCarva

O evento de open food e open bar reúne os maiores especialistas em gastronomia do fogo vivo, no Terraço Carvalheira

Churras Carva acontece no Shopping Recife, em setembroChurras Carva acontece no Shopping Recife, em setembro - Foto: Gabriel Na Foto/Divulgação

Neste sábado, acontece a 5ª edição do ChurrasCarva, a partir das 13h, no Terraço Carvalheira, no Shopping Recife. A grande atração do evento são os cortes de carnes e proteínas nobres, preparados por uma lista de chefs renomados ao redor do fogo.

No Recife, cerca de 3 mil pessoas devem participar do festival. De acordo com a Consultoria Cogo Inteligência Agro, o consumo per capita de carnes no Brasil atingirá um recorde em 2024, estimado em quase 103 kg por habitante.

A distribuidora pernambucana Santista Food Business aproveita a alta concentração de apaixonados por carnes e lança no evento duas exclusividades do seu portfólio: os cortes 100% Angus de origem uruguaia da marca ALaBrasa e a picanha australiana O’Connor.

Donos da Santista Food Business, que atua há 45 anos

As novidades, consideradas duas pérolas no mundo das carnes nobres, estarão disponíveis em cerca de 20 boutiques de carnes nobres do Recife a partir deste mês. Cada peça ou corte tem valor variando entre R$ 104 e R$ 140.

Para apresentar os cortes durante o ChurrasCarva, duas especialistas na arte de harmonizar fogo e carne: as chefs churrasqueiras Júlia Carvalho e Lígia Kazawa, de São Paulo, foram convidadas por Júlio Vieira Cavalcanti e Claudia Vieira, da Santista Food Business, para preparar seus menus.

Chef Júlia Carvalho

A especialidade da chef assadora Lígia Kazawa é o churrasco oriental. No sábado, ela vai preparar o bife ancho ALaBrasa, que será servido com batata-doce e molho de gergelim. Já Júlia Carvalho apresentará um menu de picanha na parrilla com arroz cremoso de abóbora e gremolata.

Chef Lígia Karazaw

O evento, com a grife e padrão Carvalheira, reúne os melhores chefs do país para um dia de celebração ao churrasco. A Santista aproveita a grande concentração de churrasqueiros para lançar dois produtos exclusivos: as carnes nobres da marca uruguaia ALaBrasa e a picanha australiana O’Connor. A distribuidora também se prepara para servir cerca de 200 quilos de batatas fritas e rústicas da FarmFries.

Segundo Júlio e Claudia Vieira, da Santista, o mercado global de carnes tem a expectativa de atingir US$ 49,44 bilhões em 2024, com crescimento anual de 13,16% entre 2024 e 2028.

De acordo com pesquisa da Consultoria Saga, em parceria com a Qualibest, 80% dos churrascos no Brasil não têm hora para acabar. Em média, os brasileiros fazem 15 churrascos por ano.

Após o ChurrasCarva, a Santista Food Business iniciará uma ação com degustação e promoções nas principais boutiques de carnes nobres da Região Metropolitana do Recife. “A meta é chegar a 20 pontos de venda até o fim deste ano”, planeja Júlio Vieira, que comanda a distribuidora food service com 45 anos de atividades no Nordeste.

Veja também

Newsletter