Comissão da Câmara aprova convite a encarregado da Embaixada dos EUA para discutir tarifaço
Gabriel Escobar foi convidado para o colegiado de Finanças
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, um convite ao encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, para discutir os impactos do tarifaço de Donald Trump contra produtos brasileiros.
O requerimento foi apresentado por deputados preocupados com os reflexos da decisão nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Parlamentares também querem ouvir a avaliação oficial do governo norte-americano sobre os efeitos das novas alíquotas.
Leia também
• Taxação média de produtos brasileiros nos EUA salta de 1,3% para 30,9% com tarifaço, calcula BTG
• Mortes por bactéria "comedora de carne" estão aumentando
• Eduardo Bolsonaro diz a jornal que seguirá nos EUA por mais sanções ao Brasil
A intenção é usar a audiência como forma de esclarecer eventuais ruídos diplomáticos e debater caminhos para mitigar tensões no comércio bilateral.
Como se trata de um convite, Escobar não é obrigado a comparecer. A expectativa, no entanto, é de que ele aceite o pedido, em gesto de disposição ao diálogo. A data da audiência ainda será definida.
— Vou agendar este convite para semana que vem. Também aprovamos uma moção de repúdio ao tarifaço — disse o presidente da comissão, deputado Rogério Correia (PT-MG).

