NAVAL
Contrato de 8 navios para Estaleiro Atlântico Sul
Contratos das embarcações quanto das encomendas para construção dos cinco petroleiros estavam fechados, “mas dependiam do aval do Fundo de Marinha Mercante e da aprovação da Petrobras”
O Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Suape, ganha novo contrato. O Fundo de Marinha Mercante concedeu prioridade de apoio financeiro à South American Tanker Company Navegação S.A. (Satco) para a aquisição de oito embarcações do tipo navio-tanque, cuja negociação foi antecipada pela Folha de Pernambuco há dois meses. Oficializado no Diário Oficial da União, o valor total do projeto é de mais de R$ 2,2 bilhões e dará ânimo ao empreendimento no longo prazo, já que o EAS possui encomendas junto à Transpetro somente até 2019.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, Thiago Norões, tanto os contratos das embarcações quanto das encomendas para construção dos cinco petroleiros estavam fechados, “mas dependiam do aval do Fundo de Marinha Mercante e da aprovação da Petrobras”.
Ele destacou que as 13 obras são importantes porque garantem a sustentabilidade do Estaleiro, sobretudo em um momento em que a maioria dos empreendimentos não sobreviveu ao momento econômico do País. “O Governo tem papel ativo no apoio a esse setor, em que o EAS e o Vard Promar têm carteiras de encomendas que asseguram suas operações pelos próximos anos”, frisou.
Ele destacou que as 13 obras são importantes porque garantem a sustentabilidade do Estaleiro, sobretudo em um momento em que a maioria dos empreendimentos não sobreviveu ao momento econômico do País. “O Governo tem papel ativo no apoio a esse setor, em que o EAS e o Vard Promar têm carteiras de encomendas que asseguram suas operações pelos próximos anos”, frisou.
O Fundo da Marinha Mercante também aprovou o valor de R$ 9,15 bilhões para o financiamento de projetos de indústria naval, dos quais R$ 3,18 bilhões serão destinados à construção dos cinco navios-tanque do tipo suezmax. A Satco assinou um memorando de intenções com o Atlântico Sul para dar andamento a estas embarcações.
A Satco é uma Empresa Brasileira de Navegação (EBN), com investidores internacionais, e tem ligação com a Eastern Pacific Shipping (EPS), a maior companhia privada de navegação do mundo, com sede em Cingapura. A procura por novos contratos para o EAS começou desde 2015, quando a crise econômica atingiu a indústria naval brasileira.
A Transpetro cancelou, em julho deste ano, a construção de sete navios no estaleiro. No entanto, sete navios devem ser entregues pelo EAS à Transpetro. Em outubro deste ano, o EAS lançou ao mar o nono navio construído pelo empreendimento. Batizado de Milton Santos, o suezmax é o penúltimo petroleiro a ser entregue à Transpetro.
Em 2017, está prevista a entrada em operação do décimo suezmax. Já os três aframax restantes serão entregues em 2018 e 2019, também à subsidiária da Petrobras.
A Transpetro cancelou, em julho deste ano, a construção de sete navios no estaleiro. No entanto, sete navios devem ser entregues pelo EAS à Transpetro. Em outubro deste ano, o EAS lançou ao mar o nono navio construído pelo empreendimento. Batizado de Milton Santos, o suezmax é o penúltimo petroleiro a ser entregue à Transpetro.
Em 2017, está prevista a entrada em operação do décimo suezmax. Já os três aframax restantes serão entregues em 2018 e 2019, também à subsidiária da Petrobras.

