Departamento de Justiça dos EUA deve processar Google até setembro, diz agência
Órgão americano está preparando a segunda acusação de domínio ilegal do mercado de marketing digital contra a gigante de tecnologia
O Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos está se preparando para processar o Google até setembro, segundo fontes informadas sobre o assunto disseram à agência Bloomberg. A acusação seria a conclusão de anos de trabalho do DOJ para formular uma ação contra a Alphabet, controladora do gigante de tecnologia, por domínio ilegal do mercado de publicidade digital.
Advogados que atuam na divisão de defesa da concorrência do DOJ estão entrevistando representantes de publicações e produtores de conteúdo em uma nova rodada de conversas para atualizar fatos e agregar elementos adicionais à queixa em formulação. Foi o que informaram três pessoas envolvidas nas conversas que pediram à Bloomberg para não se indentificarem por se tratar de uma investigação em curso.
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Algumas das entrevistas já foram realizadas e outras estão programadas para as próximas semanas, disseram duas das pessoas. Eles se baseiam em interrogatórios anteriores realizados durante um estágio anterior da investigação de longa duração, disseram as pessoas.
Uma reclamação sobre a tecnologia de anúncios, que a Bloomberg informou estar em andamento no ano passado, marcaria o segundo caso do DOJ contra o Google após a ação do governo em 2020, alegando que o titã da tecnologia domina o mercado de buscas online, violando as leis antitruste.
Ainda não está claro se os promotores apresentarão o caso em um tribunal federal em Washington, onde o processo de busca está pendente, ou em Nova York, onde os procuradores-gerais estaduais têm seu próprio caso antitruste relacionado ao negócio de tecnologia de anúncios do Google, disseram as pessoas.
O Departamento de Justiça não quis comentar.
“Nossas tecnologias de publicidade ajudam sites e aplicativos a financiar seu conteúdo e permitem que pequenas empresas alcancem clientes em todo o mundo”, disse o porta-voz do Google, Peter Schottenfels. “A enorme concorrência na publicidade online tornou os anúncios mais relevantes, reduziu as taxas de tecnologia de anúncios e expandiu as opções para editores e anunciantes.”
O escrutínio federal das operações de publicidade digital do Google remonta ao governo Trump. O então procurador-geral William Barr processou a empresa com sede em Mountain View, Califórnia, por causa de seu negócio de buscas, alegando que a empresa usou acordos de distribuição exclusiva com operadoras de telefonia móvel e fabricantes de telefones para bloquear a concorrência.
Em dezembro de 2020, procuradores-gerais de 16 estados e Porto Rico também processaram o Google por supostamente monopolizar o mercado de publicidade digital online. O Google nega as acusações e pediu a um juiz federal que rejeite a reclamação dos estados. Uma audiência sobre esse pedido está marcada para o final deste mês.

