Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Economia

Empresa transforma brincadeira em um bom negócio

A pernambucana ViaMaker utiliza a montagem de peças da Lego como uma forma de estimular o ensino da robótica e já tem 24 escolas entre seus clientes

Aula de robótica em escolaAula de robótica em escola - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

O que era brincadeira de criança se tornou uma ferramenta importante para escolas e empresas. As atividades de montar objetos com peças da Lego hoje são fundamentais para escolas, que acrescentaram o material ao ensino da robótica, auxiliando no processo de aprendizagem dos alunos. Apostando nesse nicho de mercado, a empresa pernambucana ViaMaker está investindo em novos produtos para o setor da educação. A ideia é desenvolver novos instrumentos para que os centros de ensino possam por em prática o conteúdo adquirido em sala de aula, de maneira divertida e pautada na cultura do "faça você mesmo”.

A ViaMaker já tem 24 escolas na sua carteira de clientes. Atua na Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No Estado, a empresa já está presente em 17 instituições. É o caso do Colégio Divino Mestre, em Piedade, cujas aulas de robótica são ministradas para os alunos da educação infantil e do ensino fundamental. O objetivo do programa da empresa é fazer com que os alunos adquiram uma nova forma de ação pedagógica, através da robótica e dos brinquedos Lego. Segundo o diretor do colégio, Marcial Pontes, experiências com a robótica são fundamentais para a formação do estudante. “O investimento feito hoje na robótica é para que o nosso aluno tenha uma boa formação e experiência na escola, a tecnologia sempre foi uma preocupação que tivemos aqui. A robótica é uma necessidade para as escolas, sem o uso dela, a educação fica incompleta”, destaca o diretor.

Para a professora de robótica da ViaMaker Thaynna Queiroz, “a robótica é importante para os alunos. Aqui eles podem participar do processo de construção de um robô e de equipamentos tecnológicos. Com o uso da robótica, é possível ainda que os alunos disputem competições do ramo, e isso é bom, pois estimula o aprendizado”, destaca.

Durante as aulas, os alunos passam por processos diferentes, dependendo da série. Os alunos da educação infantil trabalham com um material mais simples, com fichas de atividades e materiais Lego. No ensino fundamental, a ViaMaker fornece um kit tecnológico de aprendizado, onde os estudantes têm acesso a peças para montagem de projetos. Já no ensino fundamental II e no médio, os materiais usados são individuais e específicos.

Os alunos olham a robótica como uma aula em que podem se divertir em grupo com os amigos e aprender a teoria de uma maneira mais prática. John Weslley, aluno do sétimo ano do ensino fundamental, conta que o uso da robótica na escola é importante para o desenvolvimento de novas aprendizagens. “A robótica é legal para que o nosso aprendizado seja melhor, e que nós possamos colocar o nosso conhecimento em prática”, disse o aluno.

Veja também

Newsletter